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O papel da comunicação interna na transmissão de energia na EDP Distribuição

Author(s): Timóteo, Ana Filipa de Sousa

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/47434

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Comunicação interna; EDP Distribuição; Cultura organizacional; Employee engagement; Motivação; motivation,; Internal communications; Organizational culture


Description

A comunicação interna é um processo organizacional através do qual se disponibiliza aos colaboradores um conjunto de informações sobre o seu trabalho, bem como sobre a própria empresa, o seu negócio, propósito e estratégia promovendo, simultaneamente, a sua identificação com a organização, graças à veiculação de valores que estabelecem uma cultura comum. A motivação, por seu turno, é a força que justifica a ação de um indivíduo, é a energia que o move na prossecução de um determinado objetivo. Estes dois conceitos relacionam-se na medida em que o primeiro, ao apoiar a formação de uma cultura organizacional, influencia os colaboradores, integra-os e envolve-os, levando à adoção de favoráveis comportamentos de cidadania organizacional e a um estímulo motivacional. Contudo, embora a teoria suporte esta relação, é pertinente testá-la na prática. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso na EDP Distribuição, a maior unidade de negócio do Grupo EDP, por sua vez líder no setor das utilities em Portugal. Os resultados obtidos confirmam que, de facto, existe uma relação entre as variáveis sem que, no entanto, a mesma seja necessariamente causal. Apesar de tudo, os colaboradores da EDP Distribuição reconhecem a comunicação interna, sentem-se integrados e trabalham motivados, permitindo concluir que a empresa não só distribui energia elétrica de norte a sul do país, como também transmite energia dentro de si.

Internal communication is an organizational process that provides employees with information about their job, the company and the business’s strategy allowing, simultaneously, the identification with the organization due to the dissemination of corporate values that establish a common culture. Motivation is what justifies our actions, it’s the energy that moves us in the pursuit of a certain goal. Both concepts are related in so that the first, by supporting an organizational culture, influences and engages employees, leading to the adoption of positive organizational citizenship behaviors, as well as a motivational boost. However, although this relationship is supported in theory, it’s relevant to test it in practice. For that, a case study was taken in EDP Distribuição, the largest business unit of EDP Group, leader in the utilities sector in Portugal. The results confirm that there is, in fact, a relationship between the variables, but it doesn’t confirm that internal communication causes motivation. Still, the employees recognize internal communication, are engaged and work motivated, which means that the company not only distributes electricity from north to south of the country, but it also transmits energy inside itself.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ivone, Ferreira
Contributor(s) RUN
CC Licence
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