Document details

O vídeo como recurso didático

Author(s): Botelho, Nuno Miguel Ribeiro de Vasconcelos

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/47529

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Vídeo; Recurso didático; Atratividade; Motivação; Redes Sociais; Motivation; Attraction; Didactic resource; Social Networks


Description

Este relatório reflete a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Básica e Secundária de Carcavelos pertencente ao Agrupamento de escolas de Carcavelos, no âmbito do Mestrado de Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Tive a oportunidade de lecionar, sobre orientação, a turma 7º D e a turma 11º F, no ano letivo de 2016/2017, bem como assistir a aulas de outras turmas do professor orientador da escola. O trabalho tem como principal objetivo comprovar se a utilização de vídeos, como recurso didático, em ambiente em sala de aula, será uma estratégia educativa interessante e motivadora da participação dos alunos de uma forma efetiva, na aprendizagem. Este trabalho divide-se, de forma genérica, em três grandes partes, sendo que a primeira faço uma descrição de como “nasceu” o vídeo e como evoluiu tecnologicamente, bem como influenciou os jovens. Na segunda parte, apresento a forma como decorreu a prática de ensino supervisionada, tanto as aulas assistidas, como as aulas lecionadas. Na terceira parte, debruço-me sobre a utilização do vídeo em sala de aula, com análise concreta de vídeos utilizados, bem como análise comparativa dos resultados das aulas onde foi apresentado vídeo, e as outras aulas

This report reflects the Supervised Teaching Practice held at Carcavelos Secondary School belonging to the Carcavelos School Group within the scope of the Master's Degree in Geography Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. I had the opportunity to teach, on guidance, the 7th grade class and the 11th grade class in the 2016/2017 school year, as well as attend in other classes of the school's tutor. The main objective of this study is to verify if the use of videos as a didactic resource in a classroom environment will be an interesting and motivating educational strategy for students' participation in an effective way in learning. This work is generically divided into three main parts, the first of which is a description of how video was "born" and how it evolved technologically, as well as influenced young people. In the second part, I present the way the supervised teaching practice took place, both the assisted classes and the classes taught. In the third part, I look at the use of video in classroom, with concrete analysis of videos used, as well as comparative analysis of the results of classes where video was presented, and other classes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lúcio, José; Soares, Miguel
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents