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Alocação adaptativa de tolerâncias com vista a ajustar o nível sigma da produção de sistemas mecânicos

Author(s): Henriques, David Miguel Cavaco

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/47631

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): síntese de tolerâncias; aptidão de processos; projecto mecânico; controlo estatístico do processo; Six-Sigma; Teoria Axiomática de Projecto; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica


Description

Actualmente, as empresas responsáveis por produções em massa incorporam frequentemente conceitos de gestão da qualidade associados à metodologia Six-Sigma. A caracterização de uma actividade através de um nível sigma permite o controlo e a optimização operacional, com o intuito de atingir níveis organizacionais elevados. A aptidão de um processo (capability) de fabrico relaciona a tolerância especificada e a variabilidade intrínseca do processo. Na produção de conjuntos mecânicos, em que os vários componentes são produzidos em instalações diferentes, o aumento do nível sigma global está sujeito à capacidade dos processos responsáveis pelo fabrico de cada componente. As estratégias com maior utilização focam-se numa redução da variabilidade do processo para atingir uma determinada capacidade do processo, e não ponderam qualquer modificação do projecto para atingir o mesmo objectivo. Nesta dissertação apresenta-se uma metodologia de alocação adaptativa de tolerâncias dimensionais através de dados do controlo estatístico dos processos de fabrico. A metodologia apresentada visa a obtenção do conjunto de tolerâncias que permite atingir o nível sigma máximo disponível durante a produção, através do nivelamento das capacidades dos processos e minimização do conteúdo de informação – segundo o conceito da Teoria Axiomática de Projecto –, sem quaisquer intervenções sobre os processos de fabrico. A utilização de dados recolhidos pelo controlo estatístico dos processos permite adequar as tolerâncias especificadas a eventuais alterações nos processos de fabrico, desde que haja o conhecimento da cadeia de tolerâncias do sistema mecânico. Aplicou-se a metodologia a um caso, com o qual se demonstrou que é possível aumentar o nível sigma da montagem de um sistema mecânico através da alteração dinâmica das tolerâncias dos seus componentes sem interferir nos sistemas de produção.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mourão, António; Requeijo, José
Contributor(s) RUN
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