Document details

Construção Identitária nas Sociedades de Modernidade Tardia - Um estudo de caso da juventude e da Cultura Hip Hop

Author(s): Almeida, João Pedro Silva de

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/47862

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Socialização Secundária; Consumo; Identificação Cultural; Juventude; Cultura Hip Hop; Secundary Socialization; Consumption; Consumption; Cultural Identification; Identity; Youth Culture; Youth; Hip Hop Culture; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia


Description

As sociedades de modernidade tardia são caraterizadas pelo seu dinamismo, pela sua interconetividade, radicalização e universalidade. Os sujeitos contemporâneos circundam por entre uma vastidão de potenciais fontes de influência, em áreas como a socialização, consumo, culturas, movimentos culturais, fontes de informação, formas de media. Desta forma, enfrentam múltiplas opções distintas, ao ponto de estarem sujeitos a escolher como proceder, como agir, como ser, nas várias esferas por onde circulam. Jovens consumidores frequentes da cultura juvenil hip hop foram definidos como alvo de estudo. Partindo da compreensão de fenómenos macrossociais contemporâneos, nas esferas de socialização secundária, consumo, identificação cultural e identidade, foi desenvolvido um estudo de caso. O objetivo foi o de exploratoriamente constatar algumas formas em como a identidade dos indivíduos na fase de juventude é influenciada por fenómenos globais, particularmente pela sua identificação para com a cultura hip hop. Vinte jovens participaram no estudo, selecionados através do método de amostragem não probabilística por conveniência. Foram utilizadas metodologias qualitativas, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para os participantes, o interesse para com a cultura hip hop acontece primordialmente com base no fascínio por música rap, pela identificação com as formas de vida dos rappers e pela estética geral do movimento cultural. A maior parte dos participantes inserem-se em vários grupos sociais, circulando por entre diferentes contextos de socialização, assimilando múltiplas influencias. Na esfera do consumo, perseguem subjetivamente e reflexivamente os seus interesses, escolhendo os produtos que decidem utilizar em linha com a sua conceção identitária. Adotam várias disposições identitárias através da influência de diferentes estruturas, instituições e culturas. O impacto da cultura hip hop nas identidades destes jovens é significativo a vários níveis. Fundamentalmente, na adoção de elementos superficiais como as formas de linguagem, símbolos, roupas e preferências musicais. As várias perspetivas são assimiladas e articuladas nas suas disposições identitárias.

Late modern societies are caracterized by their dinamism, interconectivity, radicalization and universalization. Contemporany individuals move beetween numerous potencial sources of influence, in areas such as socialization, consumption, culture, cultural movements, information sources, media forms. Consequently, face multiple distinct options, to the extent that they are subjected to choose how to proced, how to act, how to be, on the various spheres through which they circle. Youth individuals associated with hip hop youth culture, on the consumption dimension, were defined as the case study. Through the compreension of macrosocial contemporany phenomena, on the spheres of secundary socialization, consumption, cultural idenitfication and identity, a case study was developded. The intent was to explore some of the ways in which youth identity is influenced by global phenomena, particular through their identification with hip hop culture. Twenty young individuals participated in the study, selected trough non-probability convenience sampling. Qualitative research methods were choosen, such as questionnaires and semi-structured interviews. For the participants, the interest in hip hop culture happens primarily on the basis of fascination with rap music, identification with the lifestyles of rappers, and the general aesthetics of the cultural movement. Most participants are attached to some social groups, circulating through different contexts of socialization, assimilating multiple influences. On the consumption dimension, they subjectively and reflexively pursue their interests, choosing the products to use in line with their identity conception. They adopt various identity dispositions through the influence of different structures, institutions and cultures. The impact of hip hop culture on the identities of these young people is significant at various levels. Fundamentally, in the adoption of superficial elements such as the forms of language, symbols, clothes and musical preferences. The various perspectives are assimilated and articulated in their identity dispositions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, José Alberto
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents