Document details

Análise e intervenção em problemáticas específicas de leitura

Author(s): Cunha, Jorge Paulo Carvalho da

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5138

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Dificuldades de aprendizagem; Dificuldades de leitura; Dislexia; Testes de leitura


Description

As escolas debatem-se todos os dias com alunos que apresentam dificuldades inesperadas de leitura (Fonseca, 2002; Morais, 2007/2004; Shaywitz, 2008/2003), no entanto não têm um instrumento de avaliação da leitura que minimize a subjectividade das avaliações que cada professor faz nas suas aulas (Castro, 2000). Sucena e Castro (2008) fizeram a adaptação para o português europeu do Lobrot L3, ao qual chamaram Teste de Velocidade de Leitura (TIL), que avalia a velocidade e compreensão leitoras. Nesta segunda aplicação, pretendeu-se verificar se os resultados coincidiam com os das autoras (85 jovens do 5.º ano), para isso aplicou-se o TIL a 253 jovens (120 do sexo masculino e 133 do sexo feminino) do 5.º ano, com 11 anos de idade média. Os resultados mostraram algumas diferenças entre as duas aplicações, contudo verificou-se que o TIL é um bom instrumento de diagnóstico inicial de dificuldades específicas de leitura/dislexia (Sucena & Castro, 2008), o que pode ajudar as escolas a tomarem as decisões mais indicadas para cada situação de leitores com dificuldades.

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cunha, Brigitte Detry
Contributor(s) Cunha, Jorge Paulo Carvalho da
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents