Document details

Application de connaissances terminologiques dans le cadre de l'enseignement du Français langue etrangère I et II

Author(s): Fonteyne, Véronique Marie Louise Jeanne Isabelle Cécile

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5195

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; Unidades terminológicas nominais complexas; Colocações terminológicas do domínio do ambiente; Sistema de Gestão de Bases de Dados Relacionais


Description

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Terminologia

Com esta investigação, aplicámos conhecimentos terminológicos no âmbito do ensino do Francês Língua Estrangeira I e II, fundamentando esta escolha com a relação existente entre o domínio do ambiente e os documentos oficiais de orientação para o ensino/aprendizagem do Francês Língua Estrangeira, nomeadamente salientando a ligação entre os pontos mais pertinentes do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e os conteúdos dos Programas de Francês LE I e II. A partir de um corpus actual recolhido e tratado criteriosamente por nós, propomos a concepção de uma base de dados terminológica, para fins didácticos no Ensino de Francês Língua Estrangeira I e II, na qual podemos encontrar unidades terminológicas nominais complexas e/ou colocações terminológicas do domínio do ambiente e que poderá servir para a formação inicial e/ou ao longo da vida para o público-alvo: professores e alunos interessados. Para criar esta base de dados relacional, concebemos uma base de dados documental, uma terminológica, uma textual e finalmente a base de dados de recursos terminodidácticos, usando para isso os nossos conhecimentos do Sistema de Gestão de Base de Dados, o que nos proporcionou bastante satisfação. Nesta dissertação, descrevemos todas as etapas e escolhas necessárias para atingir o objectivo máximo: criar esta ferramenta original e cientificamente de qualidade, simultaneamente motivadora para o ensino/aprendizagem, interactiva e evolutiva, levando o seu utilizador a uma maior consciência e quiçá – a boas práticas de “ecocidadania”

Document Type Master thesis
Language French
Advisor(s) Costa, Rute
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents