Document details

Turismo, Globalização e Ambiente : Políticas de incremento da imagem de marca de Almeida

Author(s): Lopes, José Ernesto Carvalho Oliveira

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5431

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Imagem de Marca; Almeida; Ambiente; Marketing; Turismo; Globalização


Description

Este trabalho, com o título Turismo, Globalização e Ambiente - Políticas de Incremento para a Imagem de Marca Almeida, foi elaborado para ser apresentado como dissertação de mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, na variante de Globalização e Ambiente. As palavras-chave são Almeida, Turismo, Globalização, Ambiente, Imagem de Marca. O conceito de Turismo reparte-se entre uma ideia de Globalização e Ambiente passando pelas Políticas de Incremento para uma Ideia de Imagem de Marca, que nos conduziu a este estudo de caso sobre Almeida. Este trabalho teve como problemática o estudo da viabilidade de um desenvolvimento sustentável tendo por base a questão da Imagem de Marca Almeida. Tratando-se de uma Vila com um património construído muito rico que tem sido essencialmente estudado sob a perspectiva militar e histórica, cabe-nos reflectir sobre o ponto de vista do Turismo, Globalização e Ambiente num mundo de novos desafios e exigências de qualidade. Dá-se especial importância à consciencialização da necessidade de formação técnica e profissional para todos os intervenientes do Turismo nas áreas de Gestão, Hotelaria e Serviços, assim como nas áreas da governação autárquica, dada a necessidade de responder aos interesses do turista, porque os estrangeiros são diferentes de nós, como escreve Robert Cooper ao referir as dificuldades das linguagens1. Reflecte-se sobre a permanente e constante diminuição de população no concelho em estudo e constata-se uma quase nula existência de actividades profissionais com capacitação. Dá-se especial atenção ao incipiente complexo termal de águas medicinais com propriedades terapêuticas comprovadas por análises laboratoriais. Tendo em consideração orientações governamentais e programas culturais locais e regionais, este trabalho preocupou-se em estudar o que tem sido feito a favor da marca Almeida. Alguns programas têm permitido que Almeida se transforme numa Vila internacional.

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais Área de Especialização em Globalização e Ambiente

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Teresa Ferreira; Carvalho, Francisco
Contributor(s) Lopes, José Ernesto Carvalho Oliveira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents