Author(s): Ramalho, Luisiane Frota Correia Lima
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5499
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Representações; Educação musical; Interculturalidade
Author(s): Ramalho, Luisiane Frota Correia Lima
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5499
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Representações; Educação musical; Interculturalidade
As representações infantis da aprendizagem musical referem-se a formas, espontâneas ou não, de expressão relativas ao conhecimento conceptual e prático dos alunos. Esta pesquisa etnográfica desenvolvida na Escola Básica Integrada do Carregado, num contexto especialmente multicultural, tem como tarefa principal interpretar os significados que a aprendizagem musical desperta nos alunos do 5º ano de escolaridade. A descrição da comunidade do Carregado, da dinâmica das aulas de Educação Musical e das actividades festivas ocorridas na escola revelaram-me o envolvimento dos alunos com a música. A análise e a interpretação desenvolvidas mostraram-me elementos significativos dessas representações, reveladores do que a criança pensa e realiza nos diferentes nichos culturais em que participa. As representações infantis da aprendizagem musical mostraram ainda ser elos de ligação entre o conhecimento adquirido nas aulas de Educação Musical e o vivenciado nos diversos ambientes culturais onde os alunos transitam e constroem o seu conhecimento musical e cultural, constituindo-se assim como potenciadores de desenvolvimento intercultural. Este estudo mostrou-me a relevância da perspectiva etnomusicológica sobre as práticas de ensino e aprendizagem de música, ampliando os discursos e as práticas da Educação Musical e valorizando-os no processo educativo.
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais – Etnomusicologia