Author(s): Viana, Júlio
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5707
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Internet; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Comunicação organizacional; Comunicação estratégica
Author(s): Viana, Júlio
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5707
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Internet; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Comunicação organizacional; Comunicação estratégica
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Comunicação Estratégica
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) esteve no centro das principais evoluções económicas e financeiras ao longo da segunda metade do século XX. No entanto, a adopção de novas tecnologias no contexto organizacional veio não só transformar a sua composição e estrutura interna de funcionamento mas também a forma de comunicar com os diferentes públicos-alvo. Tendo em vista os aspectos sociais e organizacionais da introdução das TIC no âmbito empresarial, colocando de parte a componente meramente técnica, aborda-se a temática da construção de uma estratégia comunicacional assente nas novas tecnologias e a consequente transformação no comportamento do indivíduo. O factor de mudança assume-se como um elemento primordial na medida em que o indivíduo adopta uma nova postura perante os estímulos a que é sujeito e, como consequência da transformação do papel de emissor e receptor, também a organização modela o seu comportamento em função das exigências e novos hábitos do seu público-alvo. Neste contexto, a Internet assume-se como plataforma essencial na formação de novas práticas comunicacionais e como potenciadora de uma nova forma de relacionamento entre o indivíduo e a organização. Assiste-se, assim, a uma mudança de paradigma que tem como resultado uma inversão dos papéis desempenhados por cada interveniente no intercâmbio de informação. Tendo como pano de fundo o estudo de caso da TAP Portugal, pretende-se analisar qual o papel que as novas tecnologias representam na elaboração de um plano de comunicação estratégica de uma organização. Numa sociedade cada vez mais globalizada, em que a informação assume-se como o bem mais valioso, importa conhecer a dimensão e a dinâmica provocada pelos novos dispositivos de mediação electrónica na comunicação externa de uma organização.