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Análise da ocorrência de hidroplanagem num caso real

Author(s): Soares, André Filipe dos Santos

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5830

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Hidroplanagem; Pavimentos rodoviários; Pavimentos drenantes; Segurança rodoviária


Description

A segurança nas estradas rodoviárias tem sido uma preocupação constante das administrações rodoviárias, sendo a ocorrência de hidroplanagem apontada com uma das principais causas da sinistralidade. Assim, nos últimos tempos tem havido um acréscimo de interesse, em perceber a sua problemática e procurar soluções que minimizem o risco de hidroplanagem. A hidroplanagem ocorre quando o pneu perde o contacto com o pavimento devido à presença de uma lâmina de água. Um veículo ao deslocar-se sobre um pavimento com uma lâmina de água acima da superfície desenvolvem-se pressões hidrodinâmicas que resultam da dificuldade, do pneu e da estrada, expulsarem a água. A água que não é expulsa debaixo do pneu, vai dificultar a interacção pneu-pavimento fazendo com que o atrito fique reduzido, podendo-se perder o controlo da direcção, e a travagem fica comprometida; situação que corresponde a perigo evidente para a vida dos utentes. O risco aumenta com o aumento da velocidade do veículo. Desta forma, esta dissertação procura calcular a velocidade crítica de hidroplanagem em função de uma série de factores. Em projecto pode ser controlado o comprimento da linha de água que é função da geometria da via, o tipo de pavimento e respectiva macrorugosidade. Outros factores, tais como a pressão dos pneus, profundidade das ranhuras, e intensidade de precipitação não podem ser controlados pelo engenheiro. O presente trabalho surge com o objectivo de por um lado, fazer um levantamento de todos os parâmetros que influenciam a hidroplanagem, e por outro, fornecer orientações a implementar em projecto para minimizar o risco. Pretende-se, dar um contributo com a elaboração de um programa que analise o comportamento da água no pavimento, e determine o risco de hidroplanagem, num caso real. Os resultados obtidos com o programa permitirão facilitar o diagnóstico do risco de hidroplanagem nas estradas portuguesas e ampliar a investigação nesta área. Este estudo servirá também para sensibilizar o leitor que o risco de hidroplanagem surge a velocidades abaixo das normalmente praticadas pelos condutores, perante uma baixa intensidade de precipitação e que ocorra com muita frequência, e que muito há a fazer nas estradas portuguesas para combater o risco de hidroplanagem. Do caso de estudo analisado concluiu-se que para uma intensidade de precipitação de 25 mm/h o risco de hidroplanagem está presente ao longo de toda a estrada, no entanto não está presente em todas as vias. As zonas mais críticas são as zonas de disfarce de sobreelevação, seguindo-se os alinhamentos rectos e por fim as curvas circulares. A utilização de betão betuminoso drenante revela-se uma má opção, sendo aconselhada a aplicação de betão betuminoso e quando necessário uma elevada macrorugosidade. Nas zonas de disfarce de sobreelevação só a execução de ranhuras no pavimento se revela eficaz.

Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau Mestre em Engenharia Civil,Perfil de Construção

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Micaelo, Rui
Contributor(s) Soares, André Filipe dos Santos
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