Author(s): Ferrão, Fábio Miguel Ribeiro
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6002
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Fiabilidade; Manutenção; Taxa de falhas
Author(s): Ferrão, Fábio Miguel Ribeiro
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6002
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Fiabilidade; Manutenção; Taxa de falhas
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
Nos dias de hoje, e cada vez mais, as empresas têm de se preocupar com a gestão da manutenção que dão aos seus equipamentos, a fim de garantirem a qualidade, quer dos produtos que produzem, quer dos serviços que oferecem. Com a realização deste trabalho pretende-se estudar os dados históricos de avarias na frota de autocarros Mercedes Citaro O530, a fim de propor acções que melhorem o desempenho dos mesmos, quer em termos de performance e custos para a empresa (menores consumos,maior fiabilidade), quer em termos de serviço para os utentes (menor número de avarias quando em utilização). Irão ser utilizados conceitos estatísticos aplicados ao estudo da fiabilidade de Sistemas Reparáveis (SR), tais como o Teste de Laplace, que ajudará no estudo da taxa de falhas dos veículos, ou o Modelo de Riscos Proporcionais, que permitirá conhecer o grupo de componentes que mais contribui para o aumento da taxa de falhas. Numa segunda fase, será proposto um modelo de organização da manutenção, tendo em a melhoria da fiabilidade global da frota.