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O poder do ritmo da educação musical

Author(s): Serralheiro, Pedro Miguel da Costa

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/60953

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Aprendizagem; Ritmo; Atividades Rítmicas; Docência; Educação Musical; Experiência Multicultural; Jogos Musicais; Prática de Ensino; Reflexão; Learning; Rhythmic Activities; Teaching; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e tem como principal objetivo descrever a fase de observação de sessões e de prática enquanto docente. É feita uma análise sobre a forma como todas as experiências vividas em contexto escolar contribuíram para a aquisição das competências pessoais e profissionais necessárias à docência da Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, pretende-se que este trabalho seja um apelo à reflexão do docente enquanto pessoa e profissional, inspirando-o com novas dinâmicas rítmicas em sala de aula, pois revelaram-se uma ferramenta muito importante para o bom decorrer das sessões, facilitando o trabalho do docente na gestão do grupo e no estabelecimento de regras básicas de respeito entre o mesmo e o meio. O trabalho está organizado em quatro capítulos principais, sendo que, o primeiro deles, está relacionado com o decurso da Educação Musical em Portugal, com uma breve apreciação pessoal. No segundo capítulo, faz-se uma descrição e caracterização do local de estágio e o terceiro é dedicado ao contexto da Prática de Ensino Supervisionada. No desenvolvimento deste capítulo fala-se da fase de observação e de todas as questões que surgiram dessa experiência, bem como das atividades rítmicas desenvolvidas para facilitar a minha prática de ensino - sempre que possível, serão feitas reflexões acerca dos vários assuntos. A parte de investigação, que incide sobre um estudo acerca da plataforma Cantar Mais, é tratada no capítulo quatro. Foi elaborada em conjunto com os colegas de mestrado e todo o seu processo será descrito nessa fase do trabalho. Para concluir, no capítulo cinco, faço uma apreciação geral da experiência de estágio, do percurso de discente deste mestrado e da forma como tudo contribuiu para a aquisição de competências pessoais e profissionais para a docência. O último capítulo é apenas uma conclusão final deste percurso.

The present essay was written for the Supervised Teaching Practice, done within the Master degree in “Ensino de Educação Musical no Ensino Básico”. Its main purpose is to describe the observations in the classroom and the practice phase as a teacher. It is analysed the way all the experiences acquired within the school context contributed for the acquisition of personal and professional competences necessary to the teaching of musical education in the 2nd cycle of the Basic School. In this way, the purpose of this essay is to serve as an appeal to the teacher reflection as a person and as a professional, inspiring him to use new dynamics in the classroom, incorporating rhythm technics. This new way of work has revealed to be very useful during the class, thus facilitating the teacher managing the group and helping him stablishing basic rules of respect. This report is organized in four main chapters, being the first related to the musical education progress in Portugal through time, with a brief personal consideration. The second chapter refers to the description of the internship location, and the third chapter is dedicated to the description and development of Supervised Teaching Practice. Furthermore, in this chapter, a reflection is made on the internship experience throughout the year, as well as a critical examination of the rhythm practices developed to improve my teaching practice – as far as it is possible, some subjects will be discussed along this essay. The fourth chapter follows a research about the Cantar Mais platform. This research was carried on jointly with the other master students and the all the process will be discussed in this chapter. Finally, the fifth chapter consists in reflecting about the way all the experiences acquired within the school context contributed for the acquisition of personal and professional competences necessary to the teaching of musical education. The last chapter is the final conclusion of this path.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nogueira, João
Contributor(s) RUN
CC Licence
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