Document details

O Envolvimento dos Alunos e o projecto 12-15

Author(s): Lopes, Vânia Cristina Sanches Quelhas

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/6974

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Envolvimento escolar; Envolvimento emocional; Envolvimento cognitivo; Envolvimento comportamental; Auto-eficácia académica; Envolvimento parental; Envolvimento dos professores; Currículos alternativos; Projecto 12-15; Insucesso escolar


Description

As investigações têm revelado que existe uma correlação positiva entre as capacidades cognitivas e o desempenho escolar, mas estas não são suficientes para compreender o fenómeno do insucesso escolar e definir estratégias de prevenção e combate. Actualmente, os aspectos de natureza motivacional começam a ganhar relevância na explicitação e combate ao insucesso escolar. O presente estudo decorreu na Escola Intercultural e das Profissões da Amadora, mais concretamente nas 4 turmas que compõem o Projecto 12-15 (currículo alternativo), e teve por objectivo principal avaliar a forma como os alunos do Projecto 12-15 se envolvem com a escola e com o seu processo de aprendizagem, a nível emocional, comportamental e cognitivo; a relação deste envolvimento com determinadas características contextuais (envolvimento parental e dos professores) e individuais (sentido de auto-eficácia académica) e, principalmente, analisar a importância que os alunos dão ao Projecto 12-15, tentando-se perceber se esta percepção está relacionada com o envolvimento escolar dos mesmos. Os resultados indicam que as diferentes componentes do envolvimento escolar (emoção, cognição e comportamento) estão inter-correlacionadas; que os alunos do Projecto 12-15 revelam um nível de auto-eficácia académica mediano e que este apresenta uma correlação moderada com as diferentes componentes do envolvimento; que estes alunos percebem os seus pais como relativamente envolvidos, no entanto, estas percepções não apresentam uma correlação significativa com o envolvimento; que percebem os seus professores como envolvidos e que estas percepções apresentam uma correlação moderada com o envolvimento emocional e cognitivo, mas uma baixa correlação com o envolvimento comportamental; que estes alunos reconhecem a importância do Projecto para as suas vidas e este reconhecimento está correlacionado com o envolvimento.

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialidade em Análise e Intervenção em Educação.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nogueira, João
Contributor(s) Lopes, Vânia Cristina Sanches Quelhas
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents