Author(s): Domingos, António Manuel Dias
Date: 1994
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/74
Origin: Repositório Institucional da UNL
Author(s): Domingos, António Manuel Dias
Date: 1994
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/74
Origin: Repositório Institucional da UNL
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
Pretendeu-se caracterizar a forma como os alunos interpretam o conceito de função a partir das suas múltiplas representações utilizando ferramentas computacionais. O estudo decorreu numa turma do 10º ano, no ano lectivo de 1993/94, e teve como objectivo investigar como os alunos, que aprendem sobre funções com meios computacionais, compreendem o conceito de função. Mais especificamente, pretende-se: a) caracterizar o conceito de função dos alunos quando estudam funções envolvendo as suas diferentes representações, b) caracterizar os processos utilizados pelos alunos na tradução entre diferentes representações e c) caracterizar os processos utilizados na resolução de equações e inequações a partir da correspondente representação gráfica. A metodologia de investigação teve uma natureza qualitativa, visando a descrição e compreensão dos processos de raciocínio desenvolvidos pelos alunos.