Document details

A Reserva Agrícola Nacional : Vicissitudes de um Processo

Author(s): Pereira, José João da Costa

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/8663

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): ambiente; actividade agrícola; ecossistemas; ordenamento; solo; terras; território; Reserva Agrícola Nacional; RAN; recurso natural


Description

O solo, como suporte de toda a produção vegetal e em especial daquela que se destina à alimentação, é um recurso natural único e insubstituível para a sobrevivência das populações e um factor, muito importante, para garantir a independência económica de um Estado, para além de todas as suas funções como factor abiótico na dinâmica dos Ecossistemas. O solo é, também, um recurso natural escasso e finito por apenas ser renovável (pedogénese), ao fim de milhares de anos, de todas as ameaças a que está sujeito, aquela que motiva maior inquietação é a impermeabilização pelo processo de urbanização. A sua defesa, principalmente dos solos com melhor aptidão para a produção agrícola, constitui, não só um dever como uma obrigação, quer dos governos, quer de todos os cidadãos. A criação da Reserva Agrícola Nacional (RAN), em 1982, como uma restrição pública de âmbito nacional, teve como principal finalidade estabelecer regras conducentes a uma protecção eficaz dos solos. Constituiu-se assim, uma “reserva dos melhores solos” para que, mais tarde em situações de carência, se possa recorrer a esses solos para manter a “Segurança Alimentar” da Nação. A implementação desta servidão, como processo complexo, nem sempre tem sido fácil. Pretende-se, assim, caracterizar e explicitar as várias vicissitudes porque tem passado a RAN ao longo dos seus 29 anos de existência.

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Pereira, José João da Costa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents