Document details

Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional

Author(s): Palavras, Solange de Oliveira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9092

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Entrevista clínica; Aprendizagem significativa; Ensino de química


Description

O presente relatório descreve as principais actividades desenvolvidas no estágio pedagógico, realizado no âmbito do Mestrado em ensino da Física e da Química. O estágio teve lugar na Escola Secundária Fernando Namora, no ano lectivo 2011/2012, sob orientação pedagógica do Professor Doutor Vítor Duarte Teodoro e orientação de estágio da Professora Florinda Madeira. Em paralelo foi sendo desenvolvido um trabalho de investigação educacional orientado pela Professora Doutora Mariana Alves. No decorrer do estágio, a professora estagiária acompanhou as actividades lectivas de duas turmas, uma do 10.º ano e outra do 11.º ano, na disciplina de Física e Química A, tendo leccionado várias unidades temáticas, descritas no presente documento. Para além disso, participou nas actividades lectivas de ambas as turmas, nas actividades não lectivas de divulgação da ciência integrada no Plano Anual de Actividade da escola, e ainda, nas reuniões de Conselhos de turma e de Grupo. Este relatório contempla uma segunda parte sobre as actividades desenvolvidas no âmbito da unidade curricular de Investigação Educacional. Pelo que, desenvolveu-se uma pequena investigação subordinada ao tema “Entrevista Clínica para averiguação de Aprendizagens Significativas em Química”. O estudo permitiu identificar se os conteúdos de Química abordados foram assimilados pelos alunos de forma significativa e se estes os aplicaram correctamente. Para levar cabo esta investigação utilizou-se a metodologia da entrevista clínica.

Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Palavras, Solange de Oliveira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents