Document details

Que músicas falamos, que culturas cantamos? A aprendizagem intercultural através das canções em inglês e da autobiografia dos encontros interculturais

Author(s): Martinez, Carla Maria Rodrigues da Silva

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/9279

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Aprendizagem intercultural; Música no ensino do inglês como língua estrangeira; Autobiografia dos Encontros Interculturais; Competência Comunicativa Intercultural (CCI); Consciencialização (inter)cultural; Abordagens afetiva e de conteúdo,; Cursos profissionais de nível secundário


Description

Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês

Em resposta às recentes ferramentas educacionais lançadas pelo Conselho da Europa na área da educação para as línguas estrangeiras, este trabalho de projeto investiga como o uso de canções em inglês e a Autobiografia dos Encontros Interculturais através das abordagens de conteúdo e afetiva podem contribuir para a consciencialização intercultural em estudantes de nível secundário de cursos profissionais numa escola estatal Portuguesa. Foi criado, pela professora investigadora, um subprograma composto por canções em inglês para complementar o programa oficial daqueles cursos e servir como base de apoio aos textos e materiais contidos no manual sugerido pela escola para a administração dos décimos anos profissionais. Os dados da pesquisa mostram que a discussão em aula das canções selecionadas pela professora e as apresentações orais de trabalhos nos quais os alunos analisam as suas canções preferidas podem ser uma ferramenta eficiente para a promoção tanto da consciência cultural crítica como da CCI. Os valores e as crenças veiculados nas letras de certas canções podem ser uma fonte complementar de construção da identidade. A chave para uma interação com o Outro em contextos reais de comunicação pode estar na capacidade do estudante em processar esses mesmos valores e crenças. O conceito de interculturalidade é também apresentado aos estudantes que constituem o grupo experimental através da proposta para escrever uma narrativa autobiográfica sobre um encontro intercultural que se conclui ter contribuído para a sua curiosidade e interesse pelo Outro e facilitado a reflexão sobre si próprios.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents