Author(s):
Nunes, Carolina Costa
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/10173
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Brand relationships; Relações attachment-aversion; Marcas de distribuidor; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Description
Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017
O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da dissertação de mestrado em Marketing pretende estudar o conceito attachment-aversion aplicado, no caso concreto, a três marcas distintas de dentífricos (uma marca líder e duas marcas de distribuidor), tendo como finalidade compreender o tipo de relações que os jovens universitários têm com as mesmas. O objetivo principal da pesquisa é caraterizar o relacionamento entre os estudantes universitários e as marcas de distribuidor, por comparação com- uma marca líder na mesma categoria de produtos, através da aplicação do modelo attachment-aversion (AA) do relacionamento entre o consumidor e as marcas, proposto por Park et al. (2013a). O protótipo da investigação foi desenvolvido com base em dois momentos principais, a recolha de dados secundários e a recolha de dados primários. A primeira etapa consistiu na revisão bibliográfica que permitiu caracterizar o estado de arte sobre o estudo da teoria da relação mais especificamente no caso do modelo attachment-aversion, o marketing de distribuição e as marcas de dentífricos. Numa fase posterior, foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra constituída por 361 alunos a frequentar o primeiro ciclo de estudos da Universidade do Algarve. Os resultados obtidos através das análises efetuadas validaram a possibilidade de adaptar a escala de Park et al. (2013a), nomeadamento no caso específico dos seguintes grupos: determinantes AA, as relações AA, a força motivacional e as intenções comportamentais.