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Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expetativas de uma equipa multidisciplinar

Author(s): Viegas, Maria da Graça Dias Luísa

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/10413

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Desenvolvimento da linguagem oral; Crianças em risco; Equipa multidisciplinar; Intervenção precoce; Sucesso educativo; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente estudo, de natureza qualitativa, tem como principal objetivo conhecer as representações e expetativas de uma equipa multidisciplinar, no que respeita às perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco, bem como a forma como esta valoriza esta temática e as estratégias que utiliza, objetivando a sua promoção, o bem-estar e o sucesso educativo das crianças. Tendo em vista o objetivo delineado, utilizámos como instrumento de recolha de dados a técnica da entrevista semiestruturada. Desta forma, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a sete elementos da equipa multidisciplinar de técnicos, de uma instituição de acolhimento temporário no Algarve. Foi entrevistada uma Educadora de Infância, uma Professora do Primeiro Ciclo, uma Professora de Educação Especial, uma Psicóloga, uma Terapeuta da Fala, uma Terapeuta Ocupacional e uma Fisioterapeuta. À data do estudo, a Educadora de Infância desempenhava as suas funções docentes com um grupo de crianças de 5/6 anos, a Professora do Primeiro Ciclo com um grupo de 1º ano, a Professora de Educação Especial com crianças com necessidades educativas especiais, do grupo de 1º ano e outras. As restantes técnicas intervinham com crianças desde bebés até aos 9/10 anos de idade. O estudo revela que todas as técnicas entrevistadas valorizam o desenvolvimento da linguagem oral como fator facilitador da interação social, do acesso ao conhecimento em todas as áreas, do bem-estar da criança e do sucesso educativo. Evidenciam ainda o papel da estimulação e a importância de um ambiente favorecedor do desenvolvimento da linguagem oral e escrita. No que concerne à importância de um trabalho em equipa multidisciplinar para a promoção do desenvolvimento da criança, sobressai a ideia de que este é crucial, pois quanto mais diferenciada for a intervenção, mais se promove a criança.

Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Horta, Maria Helena Martins da Cruz
Contributor(s) Viegas, Maria da Graça Dias Luísa
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