Document details

Perceção dos professores acerca da avaliação das escolas: uma hipótese de progressão

Author(s): Cunha, Elisa Manuela Dantas Barros da

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/10420

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Avaliação das escolas; Autoavaliação das escolas; Perceções; Hipótese de progressão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Dissertação de mestrado, Gestão e Administração Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017

O principal objetivo deste estudo de investigação foi elaborar uma hipótese de progressão com as perceções dos professores acerca da avaliação das escolas. Deste modo foi realizado um estudo de caso, do tipo instrumental, com professores dos ensinos básico e secundário de um agrupamento de escolas, tentando aceder às suas perceções. A partir destas construiu-se um instrumento metodológico designado por Hipótese de Progressão. Para a seleção dos entrevistados procedeu-se a um estudo exploratório com a aplicação de 150 inquéritos por questionário nas nove escolas que constituem um agrupamento de escolas. Posteriormente procedeu-se à seleção de três professores para elaboração de uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados em profundidade. Esta Hipótese de Progressão apresenta-se com sete categorias emergentes e três níveis de concetualização. Esta concetualização corresponde aos níveis inicial, intermédio e de referência, desde perceções mais elementares às mais estruturadas, fundamentadas e sistémicas sobre a avaliação das escolas. Tendo em conta a hipótese de progressão, foram identificados obstáculos às perceções dos professores acerca da avaliação das escolas. Verificou-se que o principal obstáculo à transição do nível inicial para o nível intermédio é a enfase atribuída à colocação do professor num espaço neutro, sem possibilidade de ação, cuja avaliação se centra nos resultados dos alunos e nos relatórios de autoavaliação e da avaliação externa, não acreditando que estes promovam a melhoria contínua do sistema de ensino. O principal obstáculo à transição do nível intermédio para o nível de referência é a identificação dos processos e resultados da autoavaliação e avaliação externa das escolas, desconhecendo a nomeação dos documentos de autoavaliação e as fases do processo.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Rute; Vitorino, Teresa
Contributor(s) Sapientia
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents