Document details

Cidade, património e marketing: gestão estratégica da imagem da cidade de Silves

Author(s): Guerreiro, Manuela

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/1718

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Cidade; Património; Marketing; Imagem; Turismo cultural


Description

Dissertação de mest., Gestão do Património Cultural, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2003

A presente dissertação discute até que ponto os atributos culturais e históricos, materializados em elementos arquitectónicos e urbanísticos, constituem a principal fonte de diferenciação na actual guerra inter-cidades e até que ponto são decisivos no processo de construção da imagem da cidade. A investigação empírica analisou a cidade de Silves, cuja presença é transversal em toda a dissertação. Pretendeu-se identificar o atributo potencialmente mais eficaz para posicionar estrategicamente a cidade junto dos públicos e assim interferir na formação da sua imagem. Os estudos efectuados, quer junto dos visitantes quer de um grupo de indivíduos com acção mais ou menos directa na gestão estratégica do posicionamento da cidade de Silves, levam-nos a concluir que os elementos tangíveis de natureza islâmica são os principais atributos da sua imagem. Deverá, por isso, ocorrer um esforço integrado no sentido de posicionar Silves como uma cidade patrimonial islâmica no Algarve. Definido o vector estratégico principal, todas as acções de divulgação, preservação e valorização da cidade e dos seus recursos histórico-culturais contribuirão para a respectiva consolidação.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fortuna, Carlos
Contributor(s) Sapientia
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents