Author(s):
Viseu, J.
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/2725
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Motivação no trabalho; Percepção de reputação; Políticas organizacionais; Satisfação com a vida; Satisfação no trabalho
Description
Dissertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Este estudo pretende averiguar qual o impacto que a percepção de reputação, na óptica do colaborador, tem na sua satisfação laboral e, por sua vez, qual a influência que esta tem na satisfação com a vida e motivação no trabalho. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 1082 colaboradores da Comboios de Portugal Entidade Pública Empresarial. Para concretização desta investigação, recorreu-se a uma metodologia de índole quantitativa utilizando-se um protocolo de investigação constituído por quatro escalas, destinadas a aferir, a percepção de reputação, a satisfação e motivação no trabalho, e a satisfação com a vida, bem como por um questionário demográfico. Os resultados obtidos, através do recurso ao programa de análise estatística SPSS, permitem-nos compreender que a percepção de reputação tem um impacto significativo na explicação da satisfação no trabalho (32.9%), e que esta influencia, de forma significativa, a satisfação com a vida (55.0%) e a motivação no trabalho (64.6%). Estes dados, podem ter influência ao nível das políticas organizacionais internas, dado que, indicam às organizações que a percepção de reputação dos seus colaboradores é, possivelmente, garantia de uma satisfação laboral positiva e que esta, afecta tanto a motivação laboral como a satisfação com a vida. Se estes conceitos forem correctamente conciliados, a imagem projectada para o exterior, público-alvo e comunidade, será positiva e isso poderá trazer um efeito benéfico ao nível do bottom-line (retorno financeiro).