Document details

Tornar-se professor do 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre o início da carreira docente

Author(s): Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/2768

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Fases da carreira docente; Início de carreira; Socialização profissional; Desenvolvimento profissional; Formação inicial; Formação contínua


Description

Tese dout., Ciências da Educação Especialidade de Observação e Análise da Relação Educativa, FCHS, Universidade do Algarve, 2011

Este estudo centra-se nos percursos profissionais de professores do 1° Ciclo do Ensino Básico em início de carreira a trabalharem em escolas pertencentes à área da Direcção Regional de Educação do Algarve e foi desenvolvido, em termos de recolha de dados entre os anos de 2007/2008 a 2009/2010. Com ele pretendemos investigar as impressões de professores recém-formados sobre os seus primeiros anos de exercício lectivo, identificar algumas variáveis que podem con-tribuir para a inserção profissional destes jovens professores, compreender como eles vivenciam o tornar-se professor e, finalmente, conhecer o grau de compromisso para com a carreira docente. O seu quadro teórico de referência assenta numa revisão da literatura sobre a socializa-ção do professor, particularmente dos professores em início de carreira e metodologi-camente, num paradigma interpretativo e descritivo, com recurso a abordagens narrati-vo-biográficas, e ao estudo de caso como estratégia investigativa. Em termos de resultados, os sujeitos do estudo revelaram-se como professores em cons-trução da sua identidade, evidenciando alguns aspetos positivos de desenvolvimento profissional, no entanto os traços dominantes da sua atitude revelam essencialmente insegurança, pouca capacidade de inovação, práticas de cariz tradicional, uma postura pouco questionadora, sem comunidades de referência e com referentes profissionais não significativos. Os casos estudados são paradigmáticos neste aspeto.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, José Alberto Mendonça
Contributor(s) Sapientia
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents