Document details

Allgarve: a resposta para o turismo de cultura no Algarve?

Author(s): Nascimento, Sara

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3122

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Imigração; Saúde; Bem-estar; Acontecimentos de vida negativos


Description

O programa Allgarve foi lançado pelo Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento no ano de 2007. Viria a funcionar enquanto estratégia de marketing que procura a fidelização de turistas, enquanto associava a região do Algarve a um destino sofisticado, de qualidade e com glamour. O programa sofreu alterações ao longo das quatro edições mas é constituído por um conjunto de eventos que estão organizados por áreas temáticas (desde a música à gastronomia) e que pretende criar uma oferta cultural e de entretenimento diversificada que funcione como complemento aos produtos Sol, praia e golfe. O Algarve é, por si só, um destino turístico consolidado e de qualidade. Nos últimos anos tem vindo a assistir a um aumento de competitividade por parte de outros destinos turísticos que apresentam características semelhantes e que chegaram ao mercado apresentando preços mais acessíveis. Para tornar a região mais competitiva e garantir a posição já conquistada no mercado, o Algarve necessita de apostar em novos segmentos do mercado. O turismo de cultura pode ser uma solução, uma vez que promove o desenvolvimento regional através da valorização dos instrumentos e da identidade locais. O objectivo deste trabalho é perceber, após uma análise quantitativa e qualitativa do programa, em que aspectos o Allgarve consegue responder às necessidades turísticas e culturais da região ao fim de quatro edições e se pode ser considerada a resposta que a região precisa para o turismo de cultura. A análise dos dados recolhidos evidenciou a ausência de informação suficiente para tirar conclusões sobre o sucesso do programa. Este trabalho vem demonstrar a necessidade de uma reorganização do programa com vista a responder aos desafios que a região atravessa no sentido de continuar a ser um destino turístico de qualidade.

Dissertação de mest., Gestão Cultural, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tavares, Mirian
Contributor(s) Nascimento, Sara
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents