Author(s):
Nobre, Sandra ; Amado, Nélia ; Ponte, João Pedro da
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3457
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Project/scholarship:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F101635%2F2008/PT;
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info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F69917%2F2010/PT;
Subject(s): Pensamento algébrico; sistemas de equações; métodos formais; representações matemáticas; folha de cálculo
Description
O nosso objetivo é estudar a aprendizagem de métodos formais na resolução de sistemas de equações, no quadro de uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, para o que analisamos as representações usadas por duas alunas. Os dados foram recolhidos durante as aulas da experiência de ensino. Os resultados mostram que a experiência informal realizada com a folha de cálculo, nomeadamente, através da identificação de variáveis, tradução de condições e identificação de soluções se mostrou uma abordagem adequada, em especial, para o estudo do método de substituição. No final do estudo, uma das alunas passou a recorrer sistematicamente aos métodos formais enquanto a outra usa com eficácia a folha de cálculo, que prefere em relação aos métodos formais.