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Responsabilidade social das empresas no Algarve

Author(s): Batista, Tiago Miguel Ferreira

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3478

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Gestão de empresas; Responsabilidade social; Ética empresarial; Cultura organizacional; Stakeholders


Description

Dissertação de mest., Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2011

A responsabilidade social das empresas é um tema em destaque nos dias de hoje, devido a existir um crescente interesse da sociedade relativamente a este tema e uma expectativa cada vez maior em relação ao contributo das empresas para a sociedade onde estão inseridas. O mundo está em constantes mudanças e, se uma empresa não acompanhar a evolução decorrente destas mudanças, corre o risco de ser excluída pelos consumidores, pois estes, cada vez mais, exigem parâmetros de qualidade, aos quais adicionam parâmetros de sustentabilidade. A responsabilidade social de uma empresa avalia-se pelas suas práticas para a sustentabilidade, quer a nível socioeconómico, quer cultural e ambiental. O conceito de lucro a todo o custo tem vindo progressivamente a ser substituído pelo de lucro responsável. A dimensão interna da responsabilidade social tem como principal alvo os trabalhadores e diz respeito às boas práticas relacionadas com o trabalho. A dimensão externa direcciona-se sobretudo em benefício da comunidade. A preservação ambiental constitui igualmente outra preocupação das empresas socialmente responsáveis. A presente dissertação teve como principal objectivo conhecer a percepção dos gestores das empresas algarvias relativamente às práticas de responsabilidade social das empresas onde exercem a sua actividade. O trabalho teve início com uma revisão à literatura que possibilitou o estudo dos conceitos mais importantes relacionados com a temática da responsabilidade social empresarial. Seguiu-se um estudo empírico que consistiu na implementação de um inquérito por questionário a alguns gestores de empresas implantadas na região do Algarve. Os resultados obtidos permitem concluir que os gestores inquiridos têm a percepção de que as empresas algarvias estão cada vez mais sensibilizadas para a adopção de práticas de responsabilidade social, sobretudo ao nível da dimensão interna ou seja práticas de responsabilidade social dirigidas fundamentalmente aos seus colaboradores.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jesus, Maria Margarida Nascimento
Contributor(s) Sapientia
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