Author(s):
Ferreira, Maria Fernanda Monteiro
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/3487
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Gestão escolar; Liderança; Desempenho profissional; Autonomia; Inovação; Sucesso educativo
Description
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Os estudos sobre lideranças escolares constituem uma mais-valia para a melhoria das práticas de gestão e de governança escolares e, implicitamente, para a promoção dos resultados dos alunos. Diversos estudos e publicações sugerem a ‘mudança’ dos sistemas educativos, e atestam a inter-relação entre a liderança e o sucesso. É neste contexto que organizações como a OCDE se têm dedicado a esta temática, e que redes de investigação, como o International Successful School Principalship Project” (ISSPP), se dedicam ao estudo da relação entre a liderança e o sucesso, com objectivo de apresentarem contributos que conduzam a um desempenho eficaz das lideranças escolares. Já existe um corpo teórico robusto sobre esta questão, assente em estudos transnacionais, e que defende a premissa de que o sucesso dos alunos não depende, exclusivamente, de fatores externos à escola, realçando o papel da(s) liderança(s) escolar(es) na melhoria e na sustentação do sucesso escolar dos alunos.