Author(s): Peres, Maria Helena Martins Bailote
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/4969
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Psicologia da educação; Dislexia; Leitura; Velocidade; Avaliação
Author(s): Peres, Maria Helena Martins Bailote
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/4969
Origin: Sapientia - Universidade do Algarve
Subject(s): Psicologia da educação; Dislexia; Leitura; Velocidade; Avaliação
Muito embora os estudos sobre a aquisição da aprendizagem da linguagem, fala e escrita, tenham vindo a ganhar terreno nos últimos anos, são ainda muito poucos os estudos em Portugal, acerca das dificuldades de aprendizagem que podem surgir e interferir no desempenho escolar de muitas crianças. Foi a intenção de contribuir para um melhor conhecimento da temática da dislexia, e de como intervir para que crianças com esta dificuldade de aprendizagem possam superá-la e melhorar os seus desempenhos académicos, que originou a presente investigação. O objetivo principal é o de analisar as alterações de velocidade de leitura decorrentes da intervenção psicológica numa criança previamente diagnosticada com dislexia, bem como se a velocidade leitura obtida no final, é adequada ao ano de escolaridade em que a criança se encontra a frequentar. O presente estudo é quantitativo e qualitativo, do tipo estudo de caso, para tal, foram utilizados dados provenientes de uma avaliação primária efetuada pela Clínica Dra. Paula Teles (Lisboa) em dois momentos (ano de 2009 e ano de 2012), e posteriormente, os testes de avaliação da linguagem oral da Inês Sim-Sim, o teste de Idade de Leitura (TIL) e o teste Decifrar (Prova de capacidade de Leitura), estes no ano de 2010 e 2013. Para finalizar procedeu-se à respectiva comparação e verificação de evolução decorrentes da aplicação do Método Fonomímico-Distema da Dra.Paula Teles. Esta investigação faz uso de dados recolhidos ao longo de três anos sobre uma criança de 11 anos, diagnosticada com dislexia e a frequentar atualmente o 5ºano de escolaridade numa escola pública em Quarteira. Da análise dos dados recolhidos antes, durante e após a intervenção com o Método Fonomímico-Distema da Dra. Paula Teles, confirmou-se que o mesmo tinha ocasionado melhoras na velocidade de leitura da criança em estudo.