Document details

A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo

Author(s): Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/802

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Teses; Desenvolvimento humano; Necessidades educativos especiais; Inclusão; Parcerias; Sucesso educativo


Description

O principal objectivo da nossa investigação centra-se no estudo do trabalho de parceria entre o Professor Titular de Turma e o Professor de Apoio Educativo, tendo em vista compreender de que modo a (in)relação favorece (ou não) a inclusão dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com necessidades educativa especiais. Este estudo emerge da necessidade de adquirir suportes teóricos sobre o trabalho de parceria entre o professor titular de turma e o professor de apoio educativo, temática que se revela fundamental na inclusão das crianças com necessidades educativas especiais, no intuito de fazer face à heterogeneidade das salas do Ensino Regular resultante de uma filosofia de escola inclusiva. O universo do estudo é constituído intencionalmente por três professores titulares de turma e por três professores de apoio educativo dos conselhos de Loulé e Albufeira (Algarve). Os instrumentos utilizados nesta dissertação baseiam-se fundamentalmente na entrevista semi-estruturada e como instrumento de trabalho de auto-regulação, procedemos à avaliação sistemática da dissertação para nos certificar da coerência entre a progressão do nosso estudo e o seu objectivo inicial. O estudo pretende, consequentemente, analisar os testemunhos dos professores sobre as concepções de inclusão e trabalho de parceria dos professores do ensino regular e do apoio educativo, para melhor compreender as metodologias utilizadas nas práticas actuais e a sua eventual correlação com o trabalho de parceria, no âmbito das necessidades educativas especiais. Perceber ainda, até que ponto se desenvolvem actividades que promovam estratégias de diferenciação pedagógica em relação a alunos com necessidades educativas especiais.

Dissertação mest., Psicologia de Educação, Universidade do Algarve, 2006

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Carolina
Contributor(s) Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents