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Uma cultura de caracóis como recurso didático para crianças em idade pré-escolar

Author(s): Barnabé, Mónica Paula da Silva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.1/8280

Origin: Sapientia - Universidade do Algarve

Subject(s): Educação pré-escolar; Estudo do meio; Aprendizagem pela descoberta; Experiências; Caracóis; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, 2014

As atividades descritas neste relatório foram realizadas num jardim de infância, da cidade de Faro, com um grupo de 16 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Sob o título Uma cultura de caracóis como recurso didático para crianças em idade pré-escolar, desenvolveu-se um projeto na sala de atividades do jardim de infância. Com vista à reprodução do ciclo de vida dos caracóis. Os caracóis foram usados como recurso vivo e didático para o desenvolvimento de atividades exploratórias, permitindo uma aproximação pedagógica e transversal à Área do Conhecimento do Mundo. Este relatório emerge da importância de fomentar e desenvolver a aprendizagem de domínios das ciências físicas e naturais em crianças até aos 5 anos. O principal objetivo deste projeto consistiu em construir e explorar uma helicicultura, in vitro, na sala de atividades. Através da construção dos "caracolários" foi possível observar fases do ciclo de vida dos caracóis e promover práticas de manutenção de seres vivos em cativeiro, designadamente, alimentar, higienizar e manter condições ambientais propícias ao desenvolvimento dos caracóis. A ação pedagógica foi baseada em métodos e modelos pedagógicos, relacionados com o trabalho por projeto e com a implementação de atividades exploratórias, que se destacam ao longo do relatório. No que concerne aos resultados obtidos com as atividades exploratórias praticadas, verifica-se que é possível explorar o ciclo de vida dos caracóis numa sala de atividades de um jardim de infância e que o procedimento permite desenvolver múltiplas competências nas crianças, realçando-se a aquisição de conhecimento novo em biologia, de atitudes de respeito pelos seres vivos em cativeiro, de manipulação prática, entre outras.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos Coelho; Gonçalves, Carla Alexandra L.D.R. Dionísio Gonçalves
Contributor(s) Sapientia
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