Author(s): Sarmento, Dirléia Fanfa ; Menegat, Jardelino ; Ramos, Roberto Carlos
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11690/2584
Origin: Oasisbr
Subject(s): Currículo; Educação infantil; Ensino fundamental; BNCC
Author(s): Sarmento, Dirléia Fanfa ; Menegat, Jardelino ; Ramos, Roberto Carlos
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11690/2584
Origin: Oasisbr
Subject(s): Currículo; Educação infantil; Ensino fundamental; BNCC
O artigo focaliza a reestruturação curricular de uma rede municipal de ensino. Decorre de uma pesquisaação relativa à implantação da BNCC. Protagonizaram o estudo professores de 17 escolas desta rede. Foram priorizados no processo o diálogo, o comprometimento político com a mudança da realidade educacional e a democracia. A análise documental, a observação e os registros no Diário de Campo indicam: a) certa resistência à participação, b) concepção de currículo com foco nos conteúdos, c) visão burocrática sobre o planejamento curricular, e d) ceticismo em relação à BNCC.