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Estudo da influência dos contextos na criatividade dos Designers de Moda da Indústria Têxtil e do Vestuário Portuguesa

Autor(es): Barata, João Alberto Baptista

Data: 2020

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/11136

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Design de Moda; Criatividade; Inovação; Indústria da Moda Portuguesa; Domínio/Área Científica:: Humanidades::Artes::Design de Moda


Descrição

Associação com Universidade do Minho | Escola de Engenharia - Departamento de Eletrónica Industrial

O fruto do design de moda, criativo, posteriormente implementado como bem ou serviço comercial pelas indústrias do Sector do Têxtil e do Vestuário Português, é um pilar estruturante naquilo que, atualmente, se considera uma vantagem competitiva para as organizações do referido Sector. A ATP tem colocado os tópicos da criatividade e da inovação entre os destaques das ferramentas capazes de assegurar a sustentabilidade e prosperidade organizacionais. Se a teoria da área indica que a criatividade dos designers de moda (vestuário e debuxadores), que laboram nas empresas portuguesas, pode ser influenciada, potenciada ou inibida por vários contextos que rodeiam referido designer, e se a inovação é a implementação bem sucedida de uma resposta criativa, a conclusão lógica é a de que, a fim de uma empresa inovar, tem que ter respostas criativas por parte dos seus designers. O foco desta investigação é compreender como é que a criatividade dos designers de moda que trabalham na ITV-Pt é influenciada pelos contextos circundantes e, com esse conhecimento, desenhar um esquema das referidas influências para dilatar o conhecimento académico e industrial; no último caso, com vista às boas práticas capazes de potenciar a criatividade dos designers de moda. A revisão da literatura e dos estudos empíricos destacou um largo número de variáveis passíveis de influenciar a criatividade dos designers de moda e, afim da redução do número de itens para a elaboração de um questionário dirigido a uma amostra deste universo, procedeu-se ao método Delphi, com a opinião de um grupo de especialistas (n=12). A informação quantitativa, recolhida pela resposta de 114 designers de moda (n=114), posteriormente trabalhada estatisticamente, permitiu alcançar o objetivo e, com isso, contribuir para a informação específica na área do design de moda industrial em Portugal.

The creative output from fashion design, to be implemented as a commercial service or product by the Portuguese Textile and Apparel industries, can be seen as a structural pillar to ensure the organization’s competitiveness. The Portuguese Textile Association has highlighted creativity and innovation as tools to ensure organization’s sustainability and prosperity. Considering creativity fundamentals that indicate fashion designers’ (apparel and textile) creativity may be influenced, foster or blocked by the surrounding contexts, and considering innovation as a successful implementation of the creative output, one may conclude that, in order for one to be innovative, one needs the designers’ creative output. The goal of this investigation is to understand (for the Portuguese scenario) how fashion designers’ creativity is influenced by the surrounding environment. This type of knowledge will be fundamental to outline a scheme with the mentioned influences so that the industrial knowledge in the area may grow. And so, new practices can be implemented in order to foster fashion designers’ creativity. Literature and empirical works on the area point to a large number of variables that one could use to study the influences. A Delphi method was used in order to reduce data concerning the final questionnaire for the fashion designers. Twelve specialists from the area where involved in the Delphi methodology. The questionnaire was answered by 114 fashion designers and the statistical tests applied to the collected data allowed to draw the conclusions of the investigation. The main objective was achieved and a diagram was drawn considering the specific area of the Portuguese Fashion Design Industry.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Miguel, Rui Alberto Lopes; Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido
Contribuidor(es) uBibliorum
Licença CC
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