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O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação

Author(s): Violante, Joana Ribeiro

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1308

Origin: uBibliorum

Subject(s): Futebol; Futebol - Portugal; Futebol - Meios de comunicação social; Futebol - Jornais - Identidade nacional; Futebol - Patriotismo


Description

Símbolo de festa, alegria, união, mas também de manifestações nacionalistas e de confrontos, o futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, sendo seguido com fulgor por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal o futebol assume contornos importantíssimos na comunicação social, e quando se fala da selecção nacional ainda mais. Os jogos são patrocinados e anunciados dias a fio, como se houvesse uma obrigação de os ver, sentir e apreciar. E se o papel do jornalista é ser isento de opiniões e preferências, com a selecção nacional isso não se passa. Nessas alturas, é invocado o poder da união de um povo, mostrando o seu patriotismo pela defesa de um dos grandes representantes da nação, ou não fosse Portugal o país dos três efes: Fado, Fátima e Futebol. A presente dissertação procura assim analisar de que forma são construídos os discursos mediáticos em torno da selecção nacional de futebol, aquando da sua participação num grande evento mediático e desportivo, como foi o caso do último mundial de futebol até à data, na África do Sul, 2010.

Symbol of partying, enjoyment, union, but also, of nationalist manifestations and of confronts, football is the worldwide most popular sport, being followed with passion by millions of people all over the world. In Portugal, football takes a huge place in social communication, and when it comes about the national team, even more. Matches are sponsored and advertised for days on end, like there was an obligation to watch, fell and appreciate them. And if the journalist role is to be exempt of opinions or preferences, with the national team, this is not the case. In those times, the power of union of one people is invoked, showing their patriotism for the defense of one of the greatest representations of the nation, or Portugal were not to be known as the three Fs country: Fado, Fatima and Football. The present dissertation attempts to analyze how the media discourses about the national team are constructed, in the occasion of it participation in a major media event, such as the last world championship, until today, in South Africa 2010.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalheiro, José Ricardo Pinto
Contributor(s) uBibliorum
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