Document details

A necessidade de reinvenção da identidade visual : o caso da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior

Author(s): Belo, Elsa Marina de Oliveira

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1445

Origin: uBibliorum

Subject(s): Identidade visual; Identidade visual - Universidade da Beira Interior; Identidade visual - Universidade do Minho; Identidade Institucioal; Imagem institucional; Identidade visual - Brasão


Description

Numa sociedade sobrecarregada de informação visual, a existência de uma «identidade visual» actual e bem definida torna-se indispensável para que uma entidade possa captar a atenção do público, tanto a identidade como a imagem institucional têm uma importância crescente na gestão das entidades, nomeadamente das universidades. Dada a emergência da denominada «Sociedade do Conhecimento» e dos novos desafios que são impostos às universidades, estas entram num contexto de mercado onde são exigidos parâmetros de gestão equivalentes aos empresariais. Os componentes intangíveis como é o caso da identidade visual, que iremos analisar, tomam elevada importância. O presente estudo debruça-se sobre a identidade visual institucional, nomeadamente da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior, e a necessidade desta ser redesenhada. A base de estudo é uma análise comparada da identidade visual da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior, ambas foram identificadas através do brasão, a Universidade da Beira Interior ainda é, no entanto, a Universidade do Minho já renovou o seu símbolo de identificação. Assim, constitui propósito deste trabalho reflectir sobre as motivações que levam ao redesenho da identidade visual institucional, especialmente no caso das universidades do Minho e da Beira Interior.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Belo, Elsa Marina de Oliveira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents