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Educação para os media: as notícias das escolas do ensino básico na imprensa regional

Author(s): Barata, Lídia Maria Filipe dos Santos

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1542

Origin: uBibliorum

Subject(s): Educação para os média; Media - Educação - Jovens; Jornalismo escolar; Jornalismo regional; Imprensa regional


Description

A educação para os media tem sido alvo de vários estudos e mote para vários trabalhos e projetos, sobretudo envolvendo crianças e jovens. Esta atenção sobre a educação para os media intensificou-se desde a Declaração de Gründwald (1982), que já defendia a introdução da disciplina em todos os níveis de ensino, a formação de professores nesta área e o fortalecimento de laços de cooperação internacional. Estas são recomendações reiteradas até aos nossos dias, faltando, contudo, a sua implementação em pleno no terreno. O jornalismo escolar é uma das formas de expressão desta educação para os media, pois quanto maior for a compreensão e consciência dos mais jovens, em relação aos conteúdos que consomem, maior será a qualidade da produção dos seus próprios conteúdos. Por sua vez, a imprensa regional também pode fomentar esta ferramenta de educação não formal, divulgando as atividades das escolas e dando voz a crianças e jovens. Neste trabalho procurámos contribuir para esta discussão com um estudo de caso no distrito de Castelo Branco. Desenvolvido o enquadramento teórico do tema - a educação para os media - analisa-se a forma como os jornais regionais de maior tiragem do distrito, nomeadamente o Reconquista, o Gazeta do Interior, o Jornal do Fundão e o Notícias da Covilhã tratam as notícias das escolas do Ensino Básico. O objetivo foi verificar se entre 2007 e 2011, período em que decorreu o Projeto Educação para os Media no Distrito de Castelo Branco, houve variação em termos de número de notícias publicadas nestes jornais, variação de géneros e temas e o destaque que é dado a este tipo de conteúdos. Procurou-se ainda verificar se os responsáveis por estas publicações dão importância à educação para os media ou se desvalorizam os conteúdos escolares. Os resultados permitem verificar que, apesar de não ter havido uma variação significativa no número de notícias publicadas, nem mesmo em relação aos géneros e temas, os responsáveis dos quatro jornais são consensuais ao afirmar que as notícias que chegam às redações provenientes das escolas do Ensino Básico merecem ser analisadas e, caso se justifique, publicadas com maior destaque. Reconhecem também que a educação para os media é importante para fomentar o sentido crítico e os hábitos de leitura entre os mais jovens.

Media education has been the subject of several studies and the theme of various researches and projects, particularly involving children and young people. This focus on media education was intensified since the Declaration of Grundwald (1982), that stands for the introduction of this subject in the curricula of all levels of education, the promotion of teacher training, as well as the strengthen of international cooperation. These recommendations have been repeated until today, however they haven’t been implemented yet. Journalism at school is a way to promote media education, if students can understand and are aware of the media products they access, they will easier produce their own. Local press can also promote non-formal education, promoting the activities of schools, publishing the students’ media products. This project aims the discussion of this subject through a case study in the district of Castelo Branco. After a theoretical background on the topic media education, we analyze the way local newspapers, with the largest circulation in the district of Castelo Branco, including Reconquista, Gazeta do Interior, Jornal do Fundão and Notícias da Covilhã, deal with the news produced at Primary and Secondary Schools. The main purpose of was to check any variations on the number, type and themes of the news published in local newspapers during the period of the project Educação para os Media no Distrito de Castelo Branco, between 2007-2011, as well as to verify the emphasis given to these media products. In addition, we also looked into the way media education is faced by publishers of local press. It appears that, there was no significant variation in the number, type and theme of the news that were published, the publishers of the four papers agree that the school news that reach their newspapers deserve an analysis and sometimes they are published with prominence. They also recognize that media education is important to develop critical awareness and reading habits amongst young people.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Canavilhas, João Manuel Messias
Contributor(s) uBibliorum
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