Document details

Marca territorial Vale do Côa : projecto de identidade visual

Author(s): Matias, Petra Daniela Quadrado do Alferes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1550

Origin: uBibliorum

Subject(s): Design multimédia; Marca territorial - Identidade - Vale do Côa; Identidade territorial; Marketing territorial; Identidade visual


Description

O Vale do Côa é um território localizado no norte de Portugal. Actualmente é constituído por dez concelhos e abrange os Núcleos de Arte Rupestre do Vale do Côa e a Região do Alto Douro Vinhateiro, ambos Património Mundial da UNESCO. O objectivo deste projecto é criar a marca de identidade territorial Vale do Côa. A marca/identidade territorial, segundo Anholt, deverá ser adquirida através de uma estratégia global tendo em conta todos os factores que influenciam o território, de modo a permitir uma maior eficiência e efectividade que possibilitam que os lugares adquiram uma identidade distintiva. A definição de identidade de um lugar, país, região ou cidade torna-se hoje fundamental face às actuais alterações provocadas pela globalização. Alguns investigadores tratam hoje os territórios como produtos, competindo no mercado como uma empresa, por turistas, indústria e por vezes novos residentes. A capacidade competitiva de cada território depende de diversos factores, tais como a localização, dimensão, património e as suas dinâmicas económicas, sociais e culturais. Com a criação desta marca pretende-se implementar uma rede de parcerias que permitam valorizar o património, os recursos de atracção e os seus produtos endógenos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Matias, Petra Daniela Quadrado do Alferes
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents