Document details

A formação de professores de Inglês para o 1º ciclo do Ensino Básico

Author(s): Nunes, Luís Manuel André

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1845

Origin: uBibliorum

Subject(s): Abordagem comunicativa-afectiva; Ensino do inglês


Description

Este trabalho visa problematizar a formação de professores de Inglês feita até 2005, ano da implementação do Programa de Generalização do Ensino do Inglês (PGEI) no ensino básico decretada pelo Ministério da Educação, e a sua adequação às novas funções que muitos professores assumiram, a partir dessa data, de ensino de Inglês a uma faixa etária bem mais jovem do que o habitual. Pretende este trabalho ainda perspectivar a necessidade de formação complementar que permita a estes professores desempenharem com mais qualidade pedagógica as suas funções e, assim, obter um estatuto mais digno e melhores garantias de futuro. Questionamos ainda a validade de alguns pressupostos que estiveram na origem da introdução do ensino do Inglês de forma generalizada no 1º ciclo do ensino básico. Num primeiro capítulo procedemos à análise dos documentos produzidos pelos organismos que têm acompanhado o PGEI: Comissão de Acompanhamento do Programa (CAP) e Associação de Professores de Inglês (APPI), confrontando-os com a literatura disponível sobre a temática. Num segundo capítulo analisamos o tipo de formação recebido pelos professores que iniciaram a implementação do PGEI em 2005 e, apoiando-nos novamente na literatura, tentamos perceber qual a sua adequação à nova realidade educativa que estes professores enfrentam. Num terceiro capítulo percorremos os vários métodos conhecidos para o ensino do Inglês, à luz do que é transferível para a leccionação da disciplina no 1º ciclo. Propomos, seguidamente, uma nova abordagem no ensino do Inglês neste ciclo a que chamamos Abordagem Comunicativa-Afectiva, onde a ênfase é colocada na comunicação e na criação de laços de afectividade entre alunos e professor. Por fim abordamos um caso de boas práticas e reflectimos sobre dados recolhidos junto das Câmaras Municipais, dos pais dos alunos de 1º ciclo e desses mesmos alunos e, ainda, dos professores que desbravam o terreno novo da leccionação do Inglês no 1º ciclo. A partir destes dados, propomos a formação que consideramos necessária para os professores deste novo nível de ensino.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mesquita, Paula Pinto Elyzeu
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents