Author(s): Godina, Radu
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1897
Origin: uBibliorum
Subject(s): Sistema de gestão da qualidade; Controlo estatístico da qualidade; Controlo estatístico do processo; Indústria automóvel
Author(s): Godina, Radu
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/1897
Origin: uBibliorum
Subject(s): Sistema de gestão da qualidade; Controlo estatístico da qualidade; Controlo estatístico do processo; Indústria automóvel
No quadro de crescente globalização, a economia confronta as empresas com inúmeros desafios, já não chega produzir, as premissas actuais assentam na qualidade como condição para se atingir a produtividade e a competitividade. E, dado que a qualidade não é estática, está constantemente a ser alterada, porque os clientes são cada vez mais exigentes, qualquer organização empresarial, que queira ser competitiva, tem que inovar. No ambiente competitivo em que vivemos as organizações procuram cada vez mais produzir com qualidade com o menor custo possível, ao garantir assim a sua própria sobrevivência. Uma das respostas a essa procura é o Controlo Estatístico do Processo (CEP) – um poderoso método de gestão que permite a melhoria da qualidade e a eliminação de desperdícios. Este trabalho propõe-se a melhorar a qualidade de um processo através do uso do CEP numa empresa da indústria automóvel, bem como efectuar um estudo dos conceitos associados à metodologia e pretende demonstrar todas as vantagens associadas à sua utilização, como forma de melhoria de qualidade e redução de desperdícios. Para o efeito, foi estudada a metodologia existente da implantação do CEP nesse mesmo processo, e procurou-se uma maneira de a adaptar à realidade da empresa após ter sido efectuada a recolha de amostras e as interpretações das cartas de controlo, ou seja, as análises.