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Contributo da literatura infanto-juvenil para a formação ética da criança: casos de Andersen, Aquilino Ribeiro e António Mota

Author(s): Correia, Maria da Conceição Fonseca dos Anjos

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2113

Origin: uBibliorum

Subject(s): Valores éticos e morais; Literatura infanto-juvenil


Description

O presente trabalho consubstancia-se na problemática do contributo da literatura infantil na formação ética da criança e do jovem, pretendendo explorar as potencialidades da mesma neste âmbito. Dirigimos a nossa atenção aos benefícios da leitura de obras literárias infanto-juvenis na formação integral da criança, não só em relação à construção e enriquecimento da língua materna, mas também no que respeita a questões éticas, como o sentido de cooperação e de inter-ajuda, uma vez que a criança pode identificar-se com as várias personagens que interagem em contextos diferentes e que têm personalidades diferentes. A partir de uma análise axiológica comparativa de três obras infanto-juvenis,“A Rapariguinha dos Fósforos”, de Hans Christian Andersen (1842), Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro (1924) e A Casa das Bengalas, de António Mota (1995) insertas nas recomendações do Plano Nacional de leitura para o 2º ciclo do Ensino Básico, pretendemos provar que as histórias, pertencendo a móbeis ideológicos de épocas diferentes, encerram valores morais de diferentes modos, contribuindo, independentemente da época, para o desenvolvimento emocional e moral das crianças e jovens e para a sua formação ética. Este estudo axiológico foi testado em contexto de sala de aula, tendo nós, por conseguinte, adoptado vias pedagógica - didácticas conducentes à conclusão do nosso estudo.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Correia, Maria da Conceição Fonseca dos Anjos
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