Document details

Mediação cultural: papel das agências de literacia

Author(s): Pereira, Eulália Maria Ferreira

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2116

Origin: uBibliorum

Subject(s): Promoção da leitura; Literacia


Description

Num tempo em que o documento escrito continua a ser um meio privilegiado de comunicação, a leitura assume-se como um instrumento fundamental no exercício da cidadania, que vai muito além da descodificação e da compreensão de um texto, abrangendo a interpretação e o desenvolvimento do pensamento crítico. É, por isso, crucial o desenvolvimento de competências leitoras que permitam ao leitor interagir com a multiplicidade de textos que a sociedade contemporânea tem para oferecer. Essas competências implicam o recurso a estratégias variadas para obter, avaliar e utilizar a informação, mas implicam também hábitos de leitura regulares e o prazer de ler. Nesta perspectiva, impera a implementação de projectos de promoção da leitura verdadeiramente eficazes, aos quais devem estar subjacentes dois objectivos primordiais: criar hábitos de leitura e desenvolver as competências leitoras. Para tal, em muito contribui a figura do mediador de leitura, que deverá ter uma formação especializada que o capacite com determinadas competências, a nosso ver, essenciais. A forma como a criança é iniciada na leitura é fundamental para esta se transformar (ou não) num leitor motivado, assíduo e competente, o que confere à família um papel de uma importância notória no desenvolvimento da literacia. A escola assume, a esse nível, uma responsabilidade acrescida, uma vez que lhe cabe a tarefa de proporcionar aos alunos experiências de leitura significativas, pautadas pela utilização de textos diversificados e pelo ensino directo e explícito da compreensão da leitura. A biblioteca escolar poderá prestar um importante contributo nesse sentido, desde que professores e alunos aproveitem efectivamente esse espaço, bem como os recursos que o mesmo tem para oferecer. No nosso trabalho, desenvolvemos um conjunto de actividades tendo a mediação como força motriz e a biblioteca escolar como palco, de onde e para onde tudo converge. Com base no Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar (MABE), auto-avaliamo-nos no sentido de que a presente reflexão venha a dar o seu contributo na e para a acção.

At a time when the written document is still a privileged means of communication, reading assumes itself as a fundamental instrument in the exercise of citizenship, which goes beyond decoding and understanding a text, comprehending interpretation and the development of critical thinking. That is why all readers must develop reading skills which allow them to interact with the wide variety of texts modern society has to offer. Those skills involve the use of multiple strategies to obtain, evaluate and use information, but they also involve regular reading habits and reading for pleasure. In this perspective, it is imperative to implement reading promotion projects which are truly effective and directed towards two main goals: creating reading habits and developing reading skills. For this, it is very important the contribution of the reading mediator, who must have a specialized training that enables him/her with certain skills which are, in our opinion, indispensable. The way a child is initiated in reading is essential to turn that child into a motivated reader (or not), which confers families a very important role in literacy development. In this context, school assumes an increased responsibility, since it must provide students with significant reading experiences, characterized by the use of diverse texts and by teaching reading comprehension in a direct and explicit way. The school library can give an important contribution to teaching and learning reading skills, if teachers and students make good use of its space and the resources it has to offer. In this project, we develop a set of activities having mediation as the driving force and the school library as the stage from where and to where everything converges. Based on the School Library Evaluation Model (MABE), we self-evaluate ourselves so that this project may contribute in and towards action.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Contributor(s) uBibliorum
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