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Modelos de negócios para a gestão e desenvolvimento de aeroportos

Author(s): Pais, Patrícia Isabel Lisboa

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2463

Origin: uBibliorum

Subject(s): Desenvolvimento aeroportuário; Modelos de negócios


Description

Actualmente os aeroportos são muito mais do que simples infra-estruturas de transporte. Ao longo dos anos os modelos de negócios para a gestão e o desenvolvimento aeroportuário têm evoluído de modo a acompanharem o desenvolvimento regional e nacional, minimizando impactes negativos e maximizando impactes positivos. Por um lado, com as modificações dos tradicionais modelos de negócio e o crescimento acelerado do tráfego aéreo é fundamental que os planos de desenvolvimento de aeroportos contemplem não apenas a infra-estrutura aeroportuária em si mesmo mas também o ordenamento do território envolvente, regional e nacional. Por outro lado, torna-se cada vez mais necessário estabelecer quadros regulamentares adequados às exigências dos novos modelos de negócios como acontece, por exemplo, nos casos das cidades-aeroporto e das aerotropolis. Este trabalho mostra como frequentemente a gestão e o desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias têm sido feitos de forma desordenada e sob uma legislação inadequada ou até mesmo inexistente, causando problemas e limitações de vária ordem. No entanto, apesar de todos os constrangimentos os aeroportos geram sempre, regra geral, grandes benefícios socioeconómicos. Portanto, se por um lado se torna imprescindível a adopção de modelos de gestão e desenvolvimento no respeito dos quadros regulamentares vigentes, por outro é também necessário que estes sejam suficientemente atentos e flexíveis para acomodarem um sector de actividade exigente e em constante mutação.

Today the airports are much more than simple transports infra structures. During the years the airports business models for management and development of airports has evolved in order to attend the regional and national development, minimizing the negative impacts and maximizing the positive ones. On one hand, with the modifications on the traditional airport business models and the increasing air traffic is primordial that the airports development account not just on the airport infrastructure but also the territorial planning, in regional and national level. On other hand, is becoming necessary establish a regulatory framework adequate to the new airport business models, such as airport cities and aerotropolis. These work shows, how frequently, the development and management of the airports infrastructures are being disorganized and under a inadequate (in some cases inexistent) legislation causing problems and limitations. However, despite of these constraints, the airports generate high social-economics benefits. Therefore, if in one hand is essential to adopt management and development models according with the regulatory frameworks, in other hand is also necessary that these regulatory frameworks become more flexible to adopt them to an exigent sector and constantly changing.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Jorge Miguel dos Reis
Contributor(s) uBibliorum
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