Document details

As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso

Author(s): Brito, Estela Cristina Ribeiro de

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2512

Origin: uBibliorum

Subject(s): Diversidade cultural; Alteridade


Description

Este estudo procura conhecer como é que a interculturalidade/multiculturalidade se traduzem na prática pedagógica dos professores. Após a revisão da literatura sobre os fundamentos da globalização e as suas implicações na escola, nos seus actores principais, na diversidade cultural, foi feito um estudo de caso qualitativo, tendo-se recorrido à análise documental e à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas cinco entrevistas a professores com percursos profissionais variados e a dois alunos de proveniências culturais diferentes. Concluiu-se, deste modo, que o caminho está traçado, pois a escola manifesta, na sua constituição e organização, sinais de abertura para promover o encontro e a relação entre culturas diferentes. Porém, a complexidade do sistema multicultural suscita algumas dificuldades na implementação real e objectiva da educação intercultural e isto só poderá ser ultrapassado se foram dados alguns passos por parte dos professores no aproveitamento das potencialidades que a interculturalidade apresenta e oferece à escola. A educação intercultural encontra várias expressões na escola actual, mas precisa de maior envolvimento da parte dos seus agentes educativos, bem como da reflexão constante sobre as práticas utilizadas no dia-a-dia que promovam um ambiente de interacções culturais, e o reconhecimento de identidades diferentes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
Contributor(s) Brito, Estela Cristina Ribeiro de
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents