Document details

Resolução de problemas por insight: estudo comparativo das diferenças individuais

Author(s): Rabasquinho, Ângelo

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2519

Origin: uBibliorum

Subject(s): Psicologia da Gestalt; Ensino Superior; Insight; Psicoterapia


Description

O objectivo do presente estudo foi verificar se os alunos que actualmente frequentam o Ensino Superior demonstram diferenças significativas nos resultados de uma Prova de Resolução de Problemas por Insight segundo as variáveis observadas (e.g. género, idade, área de estudos, proveniência geográfica, ano curricular em que se encontra). Os participantes foram 77 estudantes do Ensino Superior, na sua maioria do género masculino (57,1%), com idades compreendidas entre os 22 e os 25 anos de idade (57,1%) e a frequentar o ensino politécnico (53,2%). O material utilizado consistiu num protocolo que incluía uma Prova de Resolução de Problemas por Insight e um Questionário Sócio-Demográfico construído para o efeito. Observámos diferenças estatisticamente significativas para a variável curso em Teste t-student (p< 0,027), sugerindo que os alunos de Ciências Exactas e da Vida possuíam maiores habilidades de resolução de problemas por insight e, através da análise ANOVA, encontrámos diferenças entre grupos (p<0,032), indicando que os alunos no quinto ano curricular apresentavam resultados significativamente superiores àqueles que se encontravam no terceiro ano curricular.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Henrique Marques
Contributor(s) Rabasquinho, Ângelo
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents