Document details

Reminiscência conjunta e bem-estar psicológico de pais e crianças em idade pré-escolar e escolar

Author(s): Guerra, Daniela Lourenço

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2605

Origin: uBibliorum

Subject(s): Reminiscência conjunta; Bem-estar psicológico


Description

A reminiscência conjunta é um tipo específico de reminiscência referente às conversas que os pais têm com os filhos acerca de experiências passadas pessoais e significativas, podendo ser vivências apenas das crianças ou partilhadas pelos pais e filhos. Este estudo pretende analisar e descrever as funções da reminiscência conjunta entre pais e filhos e relacioná-las com o bem-estar psicológico dos pais. Participaram neste estudo 329 pais de crianças com idades compreendidas na cidade entre os 3 e 10 anos. Os participantes apresentaram idades compreendidas entre os 23 e os 57 anos (M = 37,78; DP = 5,416), sendo 18,8 % pais e 81,2 % mães. Os instrumentos usados foram um questionário sociodemográfico, Caregiver-chilg Reminiscence Scale, de Kulkofsky & Koh (2009) (adaptada no âmbito desta investigação) e a versão reduzida das Escalas de Bem-Estar Psicológico, de Novo, Duarte-Silva e Peralta (2004). Os resultados indicaram que os pais apresentam um elevado nível de bem-estar psicológico. Pode observa-se que apesar de 16 participantes referirem não participar em atividades de reminiscência com o seus filhos, os outros 313 fazem-no frequentemente, sobretudo com a função de Regulação Emocional e Vinculo Cuidador-Criança e Desenvolvimento e Relações Familiares. São encontradas diferenças estatisticamente significativas na reminiscência conjunta entre pais e mães (t(311)=-2.05; p=0,04), níveis de escolaridade dos pais (F(2;310)=7.198; p<0,01) e idade dos filhos (t(311)=2,43; p=0,02), sendo a utilização das funções de reminiscência maior por parte das mães, de quem tem habilitações académicas mais baixas e quando é dirigida a crianças em idade pré-escolar. Os resultados apontaram uma ligeira correlação entre a utilização das funções de reminiscência conjunta com o bem estar psicológico dos pais, nomeadamente uma relação positiva entre a dimensão Crescimento Pessoal e as funções de Identidade, Ensino e Transmissão de Estratégias de Coping; Desenvolvimento e Relações Familiares e Compreensão e Promoção de Competências na Criança, e uma relação negativa entre a escala Domínio Pessoal e a função Conversação da reminiscência conjunta. Os resultados sugerem que a reminiscência conjunta pode estar relacionada com o bem-estar dos pais de crianças em idade pré- escolar e escolar.

Joint reminiscence is a specific type of reminiscence related to conversations that parents have with their children about experiences from the pass, personal or meaningful, and may be experienced by both or only children. This study aims to analyze and describe the functions of joint reminiscence between parents and children and relate them to the psychological well-being of parents. In this study, participated 329 parents of children aged between 3 and 10 years. Participants presented ages between 23 and 57 years (M = 37.78, SD = 5.416), being 18.8% fathers and 81.2% mothers. The instruments used were a demographic questionnaire, Caregiver-child Reminiscence Scale of Kulkofsky & Koh (2009) (adapted to this investigation) and reduced version of the Scales of Psychological Well-Being, Novo, Duarte-Silva and Peralta (2004). The results indicated that parents have a high level of psychological well-being. Can observe that despite 16 participants refer not to participate in activities of reminiscence with their children, the other 313 do it often, especially with the role of Emotional Regulation and Caregiver-Child Bond Development and Family Relations. There are statistically significant differences at joint reminiscence between fathers and mothers (t(311)=-2.05; p=0,04), parents level of schooling (F(2;310)=7.198; p<0,01) and children ages (t(311)=2,43; p=0,02), being the use of the functions of reminiscence higher by mothers, who have lower academic qualifications and when children are at pre-school age. The results showed a slight correlation between the use of the functions of joint reminiscence with the psychological well-being of parents, specially a positive relationship between the dimension Personal Growth and functions of Identity, Teaching and Transmission Coping Strategies; Development and Family Relations and Understanding and Promoting Competence in Children, and a negative relationship between the Environmental Mastery scale and function Conversation of joint reminiscence. The results suggest that the joint reminiscence may be related to the well-being of parents of children in pre-school and school ages.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents