Document details

O papel da cultura organizacional nos processos de criação e partilha do conhecimento

Author(s): Figueiredo, Ana Sofia da Silva

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2607

Origin: uBibliorum

Subject(s): Cultura organizacional; Partilha de conhecimento


Description

A presente investigação, visa dar um contributo para o estudo da temática da gestão do conhecimento, ao explorar um dos fatores que poderá contribuir para os subprocessos de criação e partilha do conhecimento, o qual é tão importante na contemporaneidade. Neste sentido, procurar-se-á explorar a relação entre a cultura organizacional – conceptualizada segundo a abordagem do modelo dos valores contrastantes de Quinn (1983, 1988) – e os comportamentos de inovação no contexto laboral e os comportamentos de partilha – nas suas dimensões de transmissão e recolha do conhecimento. Seguindo uma abordagem metodológica quantitativa, com recurso ao método por questionário autoadministrado, foram inquiridos 112 docentes do Ensino Superior Universitário, pertencentes a dois grupos de instituições académicas de Portugal Continental, segmentadas em Universidade Pública (com 59 participantes) e Universidade Privada (com 51 participantes), localizadas no Interior e no Litoral do País, respetivamente. De forma global, os resultados sugerem a existência de uma associação positiva entre a perceção da cultura organizacional e a manifestação de comportamentos de inovação no trabalho e de comportamentos de transmissão e recolha do conhecimento. Na amostra estudada verificou-se, tal como hipotetizado, a existência de algumas diferenças, estatisticamente significativas, entre os dois grupos de Universidades, de acordo com as suas características. Os dados obtidos apontam ainda para a existência de uma associação positiva entre os comportamentos de partilha e os comportamentos inovadores. Ulteriormente à apresentação e discussão dos resultados são apresentados os principais contributos e limitações do estudo, bem como, a indicação de algumas sugestões para investigações futuras.

This investigation aims to make a contribution to the study of knowledge management through the exploration of one of the factors that contributed to the creation and sharing of knowledge. In this way, will be explored the relation between the organizational culture – developed according to the Competing Values Framework from Quinn (1983, 1988) - the innovative behaviours in the organizational environment and the shared behaviours – in terms of knowledge donating and collecting. Following a quantitative methodological approach through the use of self-administered questionnaire, 112 teachers were inquired. The respondents belong to the Higher Education System from two different groups of Portuguese Academic Institutions, the Public University (with 59 respondents) and the Private University (with 51 respondents). The Public University is situated in the inland of the country and the Private in the coast. In general, the results suggest the existence of a positive relation between the organizational culture perception, the manifestation of innovative behaviours in work and the behaviours of knowledge donating and collecting. In the studied sample, was verified the existence of significative statistical differences between the two groups of Universities, according to their characteristics, as was previously hypothesized. Also, the collected data indicate the existence of a positive relation between the sharing behaviour and the innovative behaviour. After the results presentation and discussion will be refered the study contributions and limitations, as well as, suggestions to further investigations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Samuel José Fonseca
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents