Document details

A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional

Author(s): Gama, Natalina Maria Marques Cravo

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2613

Origin: uBibliorum

Subject(s): Formação contínua; Professores; Desenvolvimento pessoal; Desenvolvimento organizacional


Description

A Formação Contínua Docente assume-me hoje como peça chave para o desenvolvimento de qualquer sistema educativo. As próprias características da sociedade têm criado novas exigências ao «saber», «saber fazer» e, sobretudo «saber como fazer» aos profissionais da educação. É neste âmbito, que pretendemos com este estudo conhecer como e de que forma a formação centrada na escola, favorece um desenvolvimento da profissão docente, em que conjuga as necessidades pessoais, profissionais e organizacionais. Tendo em conta aquele objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de um Agrupamento de Escolas Público, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e abrangendo docentes hierarquicamente organizados desde topo (gestão), passando pela gestão intermédia até à base (docentes sem cargo atribuído). Das conclusões do estudo, destacamos o facto de os professores concordarem que a formação contínua centrada na escola é um factor de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, contudo na prática admitem que a implementação deste modelo de formação implica várias limitações e constrangimentos; reconhecem que as políticas educativas, nomeadamente as emanadas quanto à formação contínua constituem um dos principais constrangimentos à implementação deste modelo de formação; entendem serem necessárias no futuro mudanças profundas neste domínio.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Maria de Fátima de Jesus; Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
Contributor(s) Gama, Natalina Maria Marques Cravo
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents