Document details

A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional

Author(s): Gama, Natalina Maria Marques Cravo

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2613

Origin: uBibliorum

Subject(s): Formação contínua; Professores; Desenvolvimento pessoal; Desenvolvimento organizacional


Description

A Formação Contínua Docente assume-me hoje como peça chave para o desenvolvimento de qualquer sistema educativo. As próprias características da sociedade têm criado novas exigências ao «saber», «saber fazer» e, sobretudo «saber como fazer» aos profissionais da educação. É neste âmbito, que pretendemos com este estudo conhecer como e de que forma a formação centrada na escola, favorece um desenvolvimento da profissão docente, em que conjuga as necessidades pessoais, profissionais e organizacionais. Tendo em conta aquele objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de um Agrupamento de Escolas Público, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e abrangendo docentes hierarquicamente organizados desde topo (gestão), passando pela gestão intermédia até à base (docentes sem cargo atribuído). Das conclusões do estudo, destacamos o facto de os professores concordarem que a formação contínua centrada na escola é um factor de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, contudo na prática admitem que a implementação deste modelo de formação implica várias limitações e constrangimentos; reconhecem que as políticas educativas, nomeadamente as emanadas quanto à formação contínua constituem um dos principais constrangimentos à implementação deste modelo de formação; entendem serem necessárias no futuro mudanças profundas neste domínio.

The in-service teachers training today, is a key to the development of any educational system. The very characteristics of society have created new demands in the domains of “knowing”, “know how” and especially “how to do” of the education professionals. In this context, in this study we intend to know how and in which way, in-school teachers training, fosters development of the teaching profession that combines the personal, professional and organizational needs. Regarding that objective, we developed a qualitative study, in a group of public schools, using semi structured interviews and covering teachers hierarchically organized from the top (management ), through middle management, to the base (teachers without assigned charges). The conclusions of the study are the fact that the teachers agree that school-centered training is an important factor of personal, professional and organizational development, however they admit that the implementation of this training model implies several limitations and constraints; they recognize that educational policies, in particular those pertaining the inservice teachers training is one of the main constraints to the implementation of this training model; they saw a need for profound changes in the future in this area.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Maria de Fátima de Jesus; Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents