Document details

A relevância do ensino das ciências para a cidadania ao nível do 3º ciclo do ensino básico

Author(s): Pestana, Maria José de Sousa

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2619

Origin: uBibliorum

Subject(s): Ensino básico; Ensino das ciências


Description

Com o objectivo de conhecer qual o contributo dos docentes da área de ciências, para formar crianças e jovens aptos a exercer a cidadania, realizámos este estudo, no qual identificámos as concepções e práticas pedagógicas dos professores de ciências, assim como a sua formação inicial e de continuação relativamente à educação para a cidadania. Começámos por fazer o enquadramento teórico com referência à legislação portuguesa relativamente à educação para a cidadania nos programas de ciências e aos contributos da educação científica e das várias disciplinas relativamente a essa temática. Foi realizado um estudo qualitativo, com características de estudo de caso, com recurso a entrevistas semi-estruturadas a quatro professores da área de ciências (Matemática, Física e Química, Biologia e Tecnologias de Informação e Comunicação) do 3º Ciclo do Ensino Básico de uma escola secundária do distrito da Guarda. Em grande parte das respostas as concepções de educação para a cidadania dos entrevistados baseiam-se na participação na vida social, na formação de cidadãos críticos, aptos a construírem conhecimento e participarem em actos solidários. Deste estudo também salientamos a falta de formação inicial e de continuação dos professores de ciências relativamente à educação para a cidadania.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
Contributor(s) Pestana, Maria José de Sousa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents