Document details

Perceções dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso no I.E.F.P. de Castelo Branco

Author(s): Aguiar, Ricardo Alexandre Machado

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2657

Origin: uBibliorum


Description

Num panorama linguístico tão rico e diversificado que abrange milhares de línguas, a Língua Inglesa destaca-se por ter a distinção de ser a lingua franca em diversos domínios da cultura e sociedade, nomeadamente nas artes, economia, comércio e política. Esta realidade reflete-se nas políticas educativas de inúmeros países, incluindo Portugal, onde o Inglês é a Língua Estrangeira mais ensina nos estabelecimentos de ensino. O Centro de Formação Profissional de Castelo Branco visa a formação e qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, e, consoante a vigente universalidade do Inglês e a consequente abundância de documentação técnica escrita nesse idioma, tem privilegiado o ensino da Língua Inglesa nos cursos desenvolvidos. Contudo, os formandos que frequentam este Centro manifestam à partida algum desinteresse e desmotivação na aprendizagem desta língua. Este estudo aferiu as perceções da importância da Língua Inglesa destes formandos, bem como os sentimentos relativos à sua aprendizagem, e confrontou-os com as opiniões que os formadores têm sobre as representações dos seus formandos. Participaram neste estudo 74 formandos do Centro de Formação Profissional de Castelo Branco, distribuídos por oito cursos, e cinco formadores em exercício de funções. Para a recolha de dados, foram utilizados dois inquéritos: um composto por itens de escolha múltipla, perguntas abertas e escalas tipo Likert para os formandos, e um inquérito de resposta aberta para os formadores. Os resultados indicam que, apesar de reconhecerem a relevância da Língua Inglesa a nível global, os formandos manifestam um conhecimento escasso acerca da afluência e hegemonia desta língua nas mais diversas áreas. Apesar de os formandos reconhecerem o Inglês como uma das línguas mais faladas a nível mundial e a maioria gostar de aprender Inglês, os seus hábitos de estudo não são consistentes com estas assunções, sobretudo quando estes formandos consideram a língua importante para o seu futuro profissional.

In a linguistic scenery so rich and diverse that encompasses thousands of languages, the English language stands out for having the distinction of being the lingua franca in several areas of culture and society, including the arts, economics, commerce and politics. This reality is reflected in the educational policies of many countries, including Portugal, where English is the most taught foreign language in schools. The Centro de Formação Profissional de Castelo Branco aims at the training and qualification of young people and adults for the job market, and, due to the current extent of English and the consequent abundance of technical documents written in such, it has favored the teaching of English in its courses. But those that attend to this facility evince some disinterest and lack of motivation in learning this language. This research work assessed the perceptions that these learners have about the importance of English language, as well as their feelings concerning its learning, and juxtaposed them with the opinions that the teachers have regarding the representations of their learners. In this study there were 74 learner participants from the Centro de Formação Profissional de Castelo Branco, spread over eight courses, and five teachers. In order to gather the data, we used two surveys: one composed of multiple-choice questions, open-ended questions and Likert scales for learners, and an open-ended question survey for the teachers. The results indicate that, despite recognizing the importance of the English language at a global scale, the learners expressed little knowledge about the affluence and dominance of this language in several areas. Even though the learners recognize English as one of the most spoken languages in the world and most of them like to learn English, their study habits are inconsistent with these assumptions, especially because they consider this language of great important for their professional future.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents