Document details

Conceção, implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção em assertividade no segundo ciclo do ensino básico

Author(s): Dias, Patrícia Isabel da Silva

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2669

Origin: uBibliorum

Subject(s): Competências sociais; Programa de intervanção


Description

O presente estudo teve como objeto a criação, implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção que visou desenvolver habilidades em assertividade, junto de um grupo de 10 pré adolescentes a frequentarem o 6º ano do segundo ciclo do ensino básico. As áreas em que este programa se propôs intervir foram a capacidade de dizer não e discordar, pedir e fazer favores, expressar sentimentos positivos e negativos e iniciar e manter conversas gerais (Lazarus, 1973). Este estudo consiste numa investigação quase experimental, em que foram realizados dois momentos de avaliação, um antes da intervenção, o pré-teste, e um posterior à intervenção, o pós-teste. Além disso a avaliação foi realizada com dois grupos, o grupo experimental formado por 10 alunos, e o grupo de controlo, formado por 11 alunos a frequentar a mesma escola, o mesmo ano e com características semelhantes. De acordo com a revisão de literatura acerca desta temática foram estabelecidas hipóteses de investigação quanto às áreas beneficiadas com a exposição ao programa. Estas hipóteses procuraram efeitos ao nível da aceitação social e habilidades sociais no geral, ao nível da autoestima, do comportamento, das competências académicas e das componentes do comportamento assertivo. Os resultados desta investigação sugerem efeitos positivos no grupo com a exposição ao programa ao nível da aceitação social, da autoestima, e da capacidade de dizer não, discordar e pedir ou fazer favores.

The present study has the purpose to create, implement and evaluate the effectiveness of an intervention program which aimed to develop the abilities in assertiveness, near a group of 10 preadolescents attending the 6th grade of the second cycle of basic education. The subjects in which this program proposes to intervene were the ability to say no and disagree, ask and do favors, express positive and negative feelings and begin and maintain general conversations (Lazarus, 1973). This study consists in a quasi-experimental investigation, in which have been completed two evaluation moments, one before the intervention, the pretest and one after the intervention the posttest. Besides that the evaluation was held with two groups, the experimental group formed by 10 students, and the control group, formed by 11 students attending the same school and the same grade, and sharing similar characteristics. According to the literature review about this subject the have been established investigation hypothesis as to the benefits with the exposure to the program. This hypothesis pursuit the effects of the intervention in the social acceptance, academic competence, self-esteem, behavior, and assertive behavior components. The results of this investigation suggest positive effects on the intervened group on social acceptance level, self-esteem, ability of saying no, disagree and ask or do favors.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Loureiro, Manuel Joaquim da Silva
Contributor(s) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents