Author(s): Simões, Maria João Ferreira Carneiro
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2708
Origin: uBibliorum
Subject(s): Valor do trabalho; Trabalhador
Author(s): Simões, Maria João Ferreira Carneiro
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2708
Origin: uBibliorum
Subject(s): Valor do trabalho; Trabalhador
Os temas significado e valor do trabalho são conceitos subjectivos, que podem ser alterados ao longo do tempo e não são muito investigadas em contexto português. É complicado perceber e estudar o que o trabalho representada para o ser humano. Contudo, percebemos que o trabalho é algo que faz parte do ser humano, é uma actividade fundamental para os indivíduos, respondendo a várias necessidades, nomeadamente, vitais, sociais, psicológicas e económicas. O objectivo geral deste estudo passou inicialmente, por conhecer, caracterizar e clarificar os temas referidos bem como compreender estes fenómenos num contexto específico. Além deste objectivo, temos um outro, este mais específico, de caracterizar o perfil ético e de valores de uma amostra de 113 colaboradores da empresa em questão. Tendo em conta os objectivos mais gerais, pretende clarificar, conhecer e caracterizar as diferentes temáticas em geral, e caracterizar e descrever dos diferentes fenómenos num contexto particular. Para responder a estes objectivos, foi realizado um estudo no sector industrial autómovel, que possui características específicas e muito próprias. Para a realização deste estudo foi utilizado o instrumento- Escala Multidimensional do Valor do Trabalho, escala adaptada, traduzida e validada por Mexia e Paixão (2003) a partir da escala original- Escala Multidimensional do perfil ético de Miller, Woerh & Hudspeth (2002) e também um questionário sóciodemográfico. Os resultados obtidos apontaram para diferenças estatisticamente significativas, nas quatro dimensões do instrumento, Padrões de comportamento e Gestão eficiente do tempo, Lazer, Autoconfiança e Enfoque no trabalho. Na mesma linha de raciocínio, e perante as diferenças encontradas, foi possível traçar o perfil ético e de valores dos trabalhadores, havendo diferenças em todas as variáveis demográficas.
The dimensions of significance and work value are subjective concepts, which can change during time, and there is not much research done in the Portuguese context. It is complicated to understand and study what the work represents for the human being, in terms of significance because of today’s reality; it is associated to many manifestations of the human being life. Therefore, we understand that the work is something, which is part of the human being, and it is a fundamental activity for the individuals to answer to some needs namely, social, psychological, vital and economical. Taking into account the more general objectives, it was executed a study in the automobile industry, which has very specific characteristics. For the accomplishment of this study, it was used an assessment scale from Psychology of the work and organizations, adapted and validated by Mexia and Paixão (2003) beginning in the original scaleMultidimensional scale of the ethical profile by Woerh, Miller an Hudspeth (2002) and also a socio-demographical quiz. Thus, 113 workers, being 84% male and 16% females, constituted the sample. The results obtained indicated statistically significant differences, on the 4 dimensions: efficient time management, behavior patterns, spare time and self-confidence and focusing on the work. In the same manner, taking into account the differences verified, it was possible to sketch the ethical and values profile of the workers, existing differences in all the demographic variables.